Utilizamos cookies para personalizar conteúdo e anúncios, fornecer funcionalidades de redes sociais e analisar o nosso tráfego. Também partilhamos informações acerca da sua utilização do site com os nossos parceiros de redes sociais, publicidade e análise. Saiba mais | Compreendi
 
 
Procurar livros:
    Procurar
Procurar livro na nossa biblioteca
 
 
Procurar autor
   
Procura por autor
 
marcador
  • Sem marcador definido
Marcador
 
 
 
Navegar
> > Caio Julio César
Caio Julio César (100-44)
Foto de Caio Julio César

Julio Cesar (100AC-44AC) foi um general e ditador vitalício da República Romana. Escreveu tratados sobre história e estratégia militar.

Caio Júlio César nasceu em Roma no seio de uma antiga família de patrícios (nobreza romana) embora não fossem ricos. A parir de 78 A.C. César inicia uma carreira de advogado no Forum Romano fazendo evidenciar as suas excelentes capacidades oratórias. Em 69 A.C. Julio César é eleito questor pela Assembleia do Povo e foi-lhe atribuida a província romana da Hispania Ulterior. Quando volta a Roma é eleito Edil em 65 A.C. (funções equiparadas às de um moderno presidente de câmara). O sucesso como edil foi uma ajuda importante na sua eleição para pontifex maximus em 63 a.C., depois da morte de Quinto Cecílio Metelo Pio. Em 63 A.C. César é eleito Pretor. Em 59 A.C. é eleito Cônsul Sénior da República Romana. Nesse mesmo ano, Gneu Pompeu Magno (Pompeu, o grande) encontrava-se em disputa aberta com o senado por causa do direito dos seus veteranos a terras de cultivo. Ao mesmo tempo, o antigo cônsul Marco Licínio Crasso, alegadamente o homem mais rico de Roma, encontrava-se também em dificuldades para obter o tão desejado comando na guerra contra o Império Parta. César precisava do dinheiro de Crasso e da influência e popularidade de Pompeu e assim se formou uma aliança informal. Os historiadores designam esta união como o primeiro triunvirato, ou o governo dos três homens.

Depois de um ano difícil com o cônsul, Júlio César recebeu poderes proconsulares para governar as províncias da Gália e Ilíria por cinco anos. De 58 A.C a 49 A.C. lidera várias regiões na conquista de toda a Gália, partes da Germânia e uma incursão às ilhas Britânicas, ofensiva conhecida como Guerra das Gálias.

Após ter sido ordenado por Catão a regressar a Roma deu-se início à Guerra Civil que culminou com a imposição de Julio César como ditador vitalício.

Nos Idos de Março do ano de 44 A.C. um grupo de senadores assassina Julio Cesar em pleno Senado com o objectivo de restaurar o pleno poder do senado na República Romana. Após outra sangrenta guerra civil nascio o Império Romano que duraria vários séculos.

anúncio
Obra de Caio Julio César
Capa do livro A Guerra das Gálias
Ano: -50
O relato da campanha militar que culminou com a conquista de toda a Gália escrita pelo punho do General que liderou esta vitória, Júlio César. Um trat...


Links Relacionados
 
Artigos: Porque lemos literatura | O Ensaio na literatura | O primeiro texto da língua portuguesa 
© 2010 Ciberforma Informática. Todos os direitos reservados. Contacto | Política de privacidade | Mapa do Site