Utilizamos cookies para personalizar conteúdo e anúncios, fornecer funcionalidades de redes sociais e analisar o nosso tráfego. Também partilhamos informações acerca da sua utilização do site com os nossos parceiros de redes sociais, publicidade e análise. Saiba mais | Compreendi
 
 
Procurar livros:
    Procurar
Procurar livro na nossa biblioteca
 
 
Procurar autor
   
Procura por autor
 
marcador
  • Sem marcador definido
Marcador
 
 
 
Navegar
> > Ernest Hemingway
Ernest Hemingway (1899-1961)
Foto de Ernest Hemingway

Hemingway (1899-1961) foi um escritor norte-americano laureado com um Pulitzer e com o Prémio Nobel da Literatura por obras como O Velho e o Mar.

Ernest Miller Hemingway nasce em Oak Park, Estados Unidos da América, em 21 de Julhos de 1899. Viaja muito cedo para a Europa e, com apenas 19 anos, tenta alistar-se no exército italiano. Como não consegue devido a problemas na visão, oferece-se como voluntário para trabalhar como motorista na Cruz Vermelha Internacional. Em Itália, apaixona-se por Agnes Von Kurowsky, que inspirou a personagem no Adeus às Armas, publicado em 1929.

Hemingway viveu quatro anos em Espanha e apaixonou-se pelas Touradas, tema que inspirou o livro Morte à Tarde. Participa também na Guerra Civil Espanhola cuja experiências produziram mais um livros, Por Quem os Sinos Dobram. Deslocava-se frequentemente a Cuba, na época do Agulhão, hospedando-se sempre no Hotel Ambos Mundos, na Habana Vieja, a zona mais antiga da capital cubana. É em Cuba que nasce a inspiração para O Velho e o Mar, que lhe valeria um prémio Pulitzer em 1953. No ano seguinte, a academia Sueca atribui-lhe o Prémio Nobel da Literatura.

Ernest Hemingway, atravessando um período menos favorável da vida, com hipertensão, diabetes, depressão, perda de memória, resolve terminar com a própria vida e, na manhã de 2 de Julho de 1961, suicida-se com uma espingarda de caça. Encontra-se sepultado em Ketchum Cemetery, Ketchum, Condado de Blaine, Idaho nos Estados Unidos.

anúncio
Obra de Ernest Hemingway
Capa do livro O Velho e o Mar
Ano: 1952
Santiago, um velho e experiente pescador Cubano, vive um período de pouca sorte não tendo conseguido apanhar um peixe durante oitenta e quatro dias se...

Capa do livro O Jardim do Éden
Ano: 1986
A lua-de-mel do jovem escritor David Bourne e sua esposa Catherine é animada por Marita, uma rapariga pela qual ambos se sentem atraídos.
David r...


Links Relacionados
 
Artigos: Porque lemos literatura | O Ensaio na literatura | O primeiro texto da língua portuguesa 
© 2010 Ciberforma Informática. Todos os direitos reservados. Contacto | Política de privacidade | Mapa do Site