Procurar livros:
    Procurar
Procurar livro na nossa biblioteca
 
 
Procurar autor
   
Procura por autor
 
marcador
  • Sem marcador definido
Marcador
 
 
 
Navegar

Capa do livro Ulisses de James Joyce
Título: Ulisses
Título: Ulysses
Ano de Edição: 1922
Páginas:
Sinopse:
Ulisses relata a viagem épica de Leopold Bloom através de Dublin, quando na manhã do dia 16 de Junho de 1904 sai de casa para mais um dia aparentemente normal na sua vida. O título faz referência a Odisseu (em Grego) ou Ulisses (em Latim), o herói da Odisseia de Homero, pois há um paralelismo permanente entre personagens e eventos desta obra clássica.

O Sr. Bloom, como Ulisses através dos mares, vai ser arrastado através de Dublin numa odisseia trivial e aventureira. A ilha dos Lotófagos, a gruta de Polifemo e a caverna de Circe tomam aqui nomes de praças de Dublin, de bares e de bordéis irlandeses; Nausicaa, Penélope, Telémaco e os pretendentes são empregadas de bares, uma cantora, um jovem professor de História falador e boémio, um velho empresário corrupto ou ébrios eloquentes. Será apenas na madrugada seguinte, bem comido e melhor bebido, que Leopold Bloom regressará a casa — Ítaca, após ter sido expulso de um bar por um sujeito intratável, depois também de ter apanhado no bordel uma bebedeira memorável que termina num pandemónio fabuloso e repercorrido, titubeante, a história da vida de um pobre diabo judeu irlandês, enganado pela mulher e que corre atrás de qualquer saia que lhe passa perto.

Curiosidades:
O culto ao livro de Joyce levou à criação do Bloomsday, comemoração celebrada na Irlanda e em várias outras partes do mundo no dia 16 de junho. Em Dublin, os fãs da obra refazem o percurso dos personagens Stephen Dedalus e Leopold Bloom pelas ruas da cidade conforme descritas por Joyce.
Excerto:
«A voz de Buck Mulligan ressoava de dentro da torre. Estava cada vez mais próxima do cimo da escada, a chamar novamente. Stephen, ainda a tremer com o clamor da sua alma, ouviu o quente tropel da luz do sol e, no ar atrás dele, palavras amigas. »
Este livro ainda não está disponível para ser lido online.
anúncio
Os capítulos deste livro:
Livro ainda não disponível!
Links Relacionados
 
Artigos: Porque lemos literatura | O Ensaio na literatura | O primeiro texto da língua portuguesa 
© 2010 Ciberforma Informática. Todos os direitos reservados. Contacto | Política de privacidade | Mapa do Site