Procurar livros:
    Procurar
Procurar livro na nossa biblioteca
 
 
Procurar autor
   
Procura por autor
 
marcador
  • Sem marcador definido
Marcador
 
 
 

Capítulo 6: Capítulo VI

Página 95
Capítulo VI

Mais ou menos por esta data, um jovem repórter ambicioso, vindo de Nova Iorque, bateu uma manhã à porta de Gatsby e perguntou-lhe se tinha alguma coisa a dizer.

- Alguma coisa a dizer a respeito de quê? - perguntou Gatsby, delicadamente.

- Bom... qualquer declaração a fazer.

Passados uns cinco confusos minutos, ficou a saber-se que o rapaz tinha ouvido, lá pela redacção, o nome de Gatsby associado a qualquer coisa que, ou não queria revelar, ou não tinha entendido totalmente. Era o seu dia de folga e, por sua louvável iniciativa, tinha-o aproveitado para ver in loco o que se passava.

Era um tiro ao acaso e ainda assim o instinto do repórter tinha a sua lógica. A notoriedade de Gatsby, propalada pelas centenas de pessoas que tinham beneficiado da sua hospitalidade e se tinham tornado, por isso, autoridades a respeito do seu passado, crescera durante todo aquele Verão, acabando por suplantar as notícias.

Com ele se prendiam as lendas contemporâneas, como a do «oleoduto subterrâneo para o Canadá» e contava-se com persistência uma história, segundo a qual ele não morava numa casa, mas sim num barco que parecia uma casa, que subia e descia, às ocultas, a costa de Long Island.

Não é fácil dizer ao certo por que razão estas invenções eram, para James Gatz, de North Dakota, uma fonte de satisfação.

James Gatz - tal era, na verdade, ou pelo menos legalmente, o seu nome. Tinha-o mudado aos dezassete anos e no momento específico que testemunhou o início da sua carreira - quando viu o iate de Dan Cody lançar ferro no mais insidioso baixio do Lago Superior. Fora James Gatz quem, naquela tarde, andara a vadiar pela praia, em camisola de lã verde rasgada e calças de lona, mas foi já Jay Gatsby quem pediu emprestado um barco a remos, arrancou para o Tuolomee e informou Cody de que, se um vento forte o apanhasse ali, em meia hora lhe dava cabo do iate.

<< Página Anterior

pág. 95 (Capítulo 6)

Página Seguinte >>

Capa do livro O Grande Gatsby
Páginas: 173
Página atual: 95

 
   
 
   
Os capítulos deste livro:
Capítulo I 1
Capítulo II 23
Capítulo III 39
Capítulo IV 60
Capítulo V 80
Capítulo VI 95
Capítulo VII 109
Capítulo VIII 140
Capítulo IX 156