Dame Agatha Mary Clarissa Christie, nasceu no dia 15 September 1890 e foi uma brilhante escritora de romances e contos policiais, crivados de crime e mistério, prendendo leitores de todo o mundo da primeira à última página.
Agatha Christie também escreveu seis romances assinando com o pseudónimo Mary Westmacott, mas é concerteza masi recordada pelos 66 romances policiais, e pelas mais de 15 colectâneas de contos que escreveu assinando com o próprio nome. Personagens como Hercule Poirot, Miss Jane Marple e Tommy e Tuppence foram eternizadas por Agatha Christie.
Nascida no seio de uma família da Alta Classe-Média em Torquay, Devon, Christie trabalhou num hospital durante a primeira guerra mundial antes de casar e ir viver para Londres. Inicialmente teve muita dificuldade em ver o seu trabalho publicado, até que, em 1920, a editora The Bodley Head press publicou o seu primeiro romance The Mysterious Affair at Styles (O Misterioso Caso de Styles), dando início ao primeiro caso investigado pela sua personagem Hercule Poirot. Estava lançada a sua longa e bem sucedida carreira literária.
De acordo com o livro Guinness Book of World Records, Christie é a escritora que mais cópias vendeu de todos os tempos. Os seus romances ultrapassaram os quatro mil milhões de cópias vendidas, e, a seguir à Biblia, e a Shakespeare, a sua obra é a mais divulgada por todo o mundo. De acordo com o Index Translationum, Christie é a autora individual mais traduzida do mundo; os seu livros foram traduzidos para, pelo menos, 103 idiomas. Convite para a Morte (And Then There Were None) é o maior best-seller de Agatha Christie vendendo 100 milhões de unidades até à data, fazendo desta obra uma das mais vendidas de sempre. Em 1971, Agatha Christie foi condecorada Dama da Ordem do Império Britânico pela Rainha Isabel II no Palácio de Buckingham.
O último livro protagonizado por Hercule Poirot, Curtain (escrito nos anos 40), foi publicado em Dezembro de 1975, porque Agatha já não se sentia disposta a escrever. A autora veio a falecer 2 meses depois, em 12 de Janeiro de 1976, com compicações de saúde causadas por uma pneumonia. Encontra-se sepultada em St Mary Churchyard, Cholsey, Oxfordshire na Inglaterra. Já o último livro de Miss Marple, Sleeping Murder (também escrito nos anos 40) foi publicado em Outubro de 1976. O marido Max Mallowan morreu em 1978.