Procurar livros:
    Procurar
Procurar livro na nossa biblioteca
 
 
Procurar autor
   
Procura por autor
 
marcador
  • Sem marcador definido
Marcador
 
 
 
Navegar
> > O Retrato Oval

Capa do livro O Retrato Oval de Edgar Allan Poe
Título: The Oval Portrait
Ano de Edição: 1842
Páginas: 5
Sinopse:
O conto inicia com o narrador, ferido, à procura de refúgio numa mansão abandonada. A decoração era rica mas antiga, e em mau estado. O homem começa por contemplar as diversas pinturas que se encontravam espalhadas pelas paredes do quarto onde se encontrava. Só mais tarde, quando a iluminação do candelabro o permitiu, se apercebeu de um quadro com um formato oval que representava a figura de uma jovem mulher. Após contemplar o quadro por quase uma hora sentiu que aquela imagem o dominara e o aterrorizara de alguma maneira. Não conseguindo mais olhar para o quadro pegou num livro de arte que descrevia as pinturas e a sua história.
Curiosidades:
Pensa-se que esta obra de Poe tenha inspirado Oscar Wilde no seu célebre «O Retrato de Dorian Gray». A relação confusa entre a arte e a realidade está presente em ambas as histórias.
Excerto:
«Compreendera que a magia da pintura consistia numa absoluta aparência de vida da expressão, que de início me surpreendera e logo me confundira, dominara e aterrorizara. Com profundo e reverencial terror, tornei a colocar o candelabro na posição primitiva. »
anúncio
Os capítulos deste livro:
O retrato oval 1
Links Relacionados
 
Artigos: Porque lemos literatura | O Ensaio na literatura | O primeiro texto da língua portuguesa 
© 2010 Ciberforma Informática. Todos os direitos reservados. Contacto | Política de privacidade | Mapa do Site