Procurar livros:
    Procurar
Procurar livro na nossa biblioteca
 
 
Procurar autor
   
Procura por autor
 
marcador
  • Sem marcador definido
Marcador
 
 
 
Navegar
> > Antoine de Saint-Exupéry
Antoine de Saint-Exupéry (1900-1944)
Foto de Antoine de Saint-Exupéry

Saint-Exupéry (1900-1944), escritor e piloto francês, célebre pelo livro O Principezinho

Biografia de Antoine de Saint-Exupéry
Antoine de Saint-Exupéry nasceu em Lião (França), a 29 de Junho de 1900. Passou a infância em casa de uma tia, perto de Ambérieu, fazendo depois os seus estudos em Sainte-Croix-du-Mans, na Suíça e em Paris, onde se preparou para entrar na Escola Naval. Tendo ficado reprovado na oral do exame de admissão, resolve ingressar em Belas-Artes.

Em 1921, começou a cumprir o serviço militar em Estrasburgo, no ramo da Aviação. A partir do momento em que aprende a pilotar, tem a carreira traçada. Depois de sair da tropa, em 1923, terá vários empregos. Começa a escrever e, em 1925, publica a sua primeira narrativa cuja acção se situa no mundo da aviação.

Em 1926, Saint-Exupéry entra, como piloto, para a companhia de aviação Latécoêre que assegura o transporte do correio entre Toulouse e Dacar. Seguidamente, é nomeado chefe de escala de Porto Juby, no Rio do Ouro. É nessa época que escreve Courrier Sud (Correio do Sul) (1929).

Acompanhado por Mermoz e Guillaumet, parte para a América do Sul, a fim de estudar a possibilidade de criação de novas linhas aéreas nesse continente. Em 1931, publica Vai de Nuit (Voo Nocturno), que alcança um sucesso bastante considerável.

Entretanto, a companhia Latécoêre abre falência e Saint-Exupéry tenta, em vão, em 1935 e ao serviço da Air France, bater o recorde aéreo Paris-Saigão.

Em 1938, tenta fazer a ligação aérea de Nova Iorque à Terra do Fogo: gravemente ferido, passa largos meses de convalescença em Nova Iorque. É então que publica Terre des Hommes (Terra dos Homens) (1939).

Durante a Segunda Guerra Mundial, faz parte do Exército de Libertação, mas devido à sua idade, é proibido de pilotar. Não obstante, Saint-Exupéry insiste para que lhe sejam atribuídas missões: a 31 de Julho de 1944, levanta voo de Borgo, na Córsega. Nunca mais voltará. Durante a guerra, publicou três livros: Pilote de Guerre (Piloto de Guerra), Lettre à un Otage (Carta a um Refém) e Le Petit Prince (O Principezinho), em 1943.

anúncio
Obra de Antoine de Saint-Exupéry
Capa do livro O Principezinho
Ano: 1943
O sonho de voar, de ultrapassar os limites do espaço onde nasceu, de ver novos lugares e novas gentes está presente na essência do ser humano. Mas sab...


Links Relacionados
 
Artigos: Porque lemos literatura | O Ensaio na literatura | O primeiro texto da língua portuguesa 
© 2010 Ciberforma Informática. Todos os direitos reservados. Contacto | Política de privacidade | Mapa do Site
 
Utilizamos cookies para personalizar conteúdo e anúncios, fornecer funcionalidades de redes sociais e analisar o nosso tráfego. Também partilhamos informações acerca da sua utilização do site com os nossos parceiros de redes sociais, publicidade e análise. Saiba mais | Compreendi