Procurar livros:
    Procurar
Procurar livro na nossa biblioteca
 
 
Procurar autor
   
Procura por autor
 
marcador
  • Sem marcador definido
Marcador
 
 
 
Navegar
> > Fernando Pessoa
Fernando Pessoa (1888-1935)
Foto de Fernando Pessoa

Fernando Pessoa (1888-1935) foi um dos maiores escritores e poetas portugueses, a sua obra é considerada um legado da língua portuguesa ao mundo.

Biografia de Fernando Pessoa
Fernando António Nogueira de Seabra Pessoa, nasceu no dia 13 de Junho de 1888, foi um dos maiores vultos da literatura portuguesa de sempre. Foi poeta, escritor, filósofo, crítico, tradutor, e é descrito como uma das figuras literárias mais importantes do século XX.

A infância de Pessoa foi marcada por uma série de tragédias que iniciaram com a morte do pai, com tuberculosa, quando Fernando Pessoa tinha apenas 5 anos. No ano seguinte morre o seu irmão mais novo. A mãe casa novamente e a família vai viver para a Colónia Britânica de Natal (África do Sul). Estuda em colégios católicos e destaca-se na escrita ganhando um prémio para o melhor trabalho de inglês.

Volta a Lisboa sozinho e matricula-se no Curso Superior de Letras (actual Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa), que abandona sem sequer completar o primeiro ano. Ao longo da vida trabalhou em várias firmas comerciais de Lisboa como correspondente de língua inglesa e francesa. Foi também empresário, editor, crítico literário, jornalista, comentador político, tradutor, inventor, astrólogo e publicitário, ao mesmo tempo que produzia a sua obra literária em verso e em prosa. Como poeta, desdobrou-se em múltiplas personalidades conhecidas como heterónimos, objeto da maior parte dos estudos sobre sua vida e sua obra.

Vítima provavelmente de uma pancreatite aguda, Pessoa Morreu no dia 30 de Novembro, com 47 anos de idade. A última frase que escreveu, já no hospital foi I know not what tomorrow will bring («Não sei o que o amanhã trará»).

O poeta é um fingidor.
Finge tão completamente
Que chega a fingir que é dor
A dor que deveras sente

Heterónimos de Fernando Pessoa: Álvaro de Campos, Ricardo Reis, Alberto Caeiro e Bernardo Soares.

anúncio
Obra de Fernando Pessoa
Capa do livro Mensagem
Ano: 1934
O título do livro «Mensagem» de quarenta e quatro poemas deriva da expressão latina Mens agitat molem (a mente comanda o corpo), frase retirada...

Capa do livro À Memória do Presidente-rei Sidónio Pais
Ano: 1940
À MEMÓRIA DO PRESIDENTE-REI SIDÓNIO PAIS é um conjunto de poemas, publicados inicialmente no jornal ACÇÃO (Nº 4, ANO II) em 27 de fevereiro de 1920, e...


Links Relacionados
 
Artigos: Porque lemos literatura | O Ensaio na literatura | O primeiro texto da língua portuguesa 
© 2010 Ciberforma Informática. Todos os direitos reservados. Contacto | Política de privacidade | Mapa do Site
 
Utilizamos cookies para personalizar conteúdo e anúncios, fornecer funcionalidades de redes sociais e analisar o nosso tráfego. Também partilhamos informações acerca da sua utilização do site com os nossos parceiros de redes sociais, publicidade e análise. Saiba mais | Compreendi