Procurar livros:
    Procurar
Procurar livro na nossa biblioteca
 
 
Procurar autor
   
Procura por autor
 
marcador
  • Sem marcador definido
Marcador
 
 
 
Navegar
> > Hans Christian Andersen
Hans Christian Andersen (1805-1875)
Foto de Hans Christian Andersen

Andersen (1805-1875) foi um escritor dinamarquês de contos para crianças contendo a história uma moral muito vincada e expressiva.

Biografia de Hans Christian Andersen
Hans Christian Andersen nasceu em Odense, Dinamarca, no dia 2 de Abril de 1805. Andersen nasceu no seio de uma família muito pobre, facto que viria a formatar muitos dos seus contos. O pai adorava o filho, a quem fomentou a imaginação e a criatividade, deixando-o aprender a ler, contando-lhe histórias e, mesmo, fabricando-lhe um teatrinho de marionetas. Hans apresentava no seu teatro peças clássicas, tendo chegado a memorizar muitas peças de Shakespeare, que encenava com seus brinquedos.
Em 1816, seu pai morreu e ele, com apenas onze anos de idade, foi obrigado a abandonar a escola. Hans Christian foi forçado a se autosustentar. Trabalhou como aprendiz de tecelão e, mais tarde, para um alfaiate. Aos quatorze anos, mudou-se para Copenhague para procurar emprego como ator. Tendo uma excelente voz de soprano, foi aceito no Teatro Real da Dinamarca mas, com os anos, sua voz mudou. Um colega do teatro disse-lhe, no entanto, que considerava alguns dos seus ditos e escritos dignos de um poeta. Levando a sério a sugestão, começou a focar-se na literatura.
Escreveu peças de teatro, canções patrióticas, contos, histórias, e, principalmente, contos de fadas, pelos quais é mundialmente conhecido. Entre os contos de Andersen destacam-se: O Abeto, O Patinho Feio, A Caixinha de Surpresas, Os Sapatinhos Vermelhos, O Pequeno Cláudio e o Grande Cláudio, O Soldadinho de Chumbo, A Pequena Sereia, A Roupa Nova do Rei, A Princesa e a Ervilha, A Pequena Vendedora de Fósforos, A Polegarzinha, dentre outros.
Em 1872 Andersen cai da cama e fica com a sua saúde abalada para sempre. Andersen faleceu em Copenhague no dia 4 de Agosto de 1875 com setenta anos.
anúncio
Obra de Hans Christian Andersen
Capa do livro O Anjo
Ano: 1843
Uma criança morreu e um anjo veio buscá-la para a escoltar até ao Céu, até à presença de Deus. Antes de voar para o céu deverão visitar os lugares mai...


Links Relacionados
 
Artigos: Porque lemos literatura | O Ensaio na literatura | O primeiro texto da língua portuguesa 
© 2010 Ciberforma Informática. Todos os direitos reservados. Contacto | Política de privacidade | Mapa do Site
 
Utilizamos cookies para personalizar conteúdo e anúncios, fornecer funcionalidades de redes sociais e analisar o nosso tráfego. Também partilhamos informações acerca da sua utilização do site com os nossos parceiros de redes sociais, publicidade e análise. Saiba mais | Compreendi