Procurar livros:
    Procurar
Procurar livro na nossa biblioteca
 
 
Procurar autor
   
Procura por autor
 
marcador
  • Sem marcador definido
Marcador
 
 
 
Navegar
> > Miguel de Cervantes
Miguel de Cervantes (1547-1616)
Foto de Miguel de Cervantes

Miguel de Cervantes Saavedra (1547-1616), dramaturgo, romancista e poeta espanhol, escreveu D. Quixote

Biografia de Miguel de Cervantes
Miguel de Cervantes nasceu em Alcalá de Henares no dia 29 de Setembro de 1547. Em 1569 é forçado a fugir para Itália após ter ferido em duelo Antonio Sigura. Por essa altura tinha já publicado algumas poesias com interesse artístico.

Participa na batalha de Lepanto, em 1571, e é ferido, ficando com a mão esquerda inutilizada e ganhando o apelido de o manco de Lepanto.

O seu infortúnio continua em 1575, quando regressava de Nápoles para Castela, sendo capturado por corsários. Só é libertado 5 anos mais tarde após o pagamento de um resgate.

Já de volta em Castela, contrai matrimónio com Catalina de Salazar em 1584. É pouco tempo após o seu casamento que publica A Galatea (1585), o seu primeiro livro de ficção, no novo estilo elegante da novela pastoral.

É quando está encarcerado que engendra a estrutura de Dom Quixote de La Mancha, segundo o prólogo da própria obra. Em 1605 publica, finalmente, O engenhoso fidalgo Dom Quixote de La Mancha. A segunda parte, O engenhoso cavaleiro Dom Quixote de La Mancha, é publicada em 1615. Entre estes dois trabalhos, Miguel de Cervantes publica as Novelas Exemplares (1613), um conjunto de doze narrações breves e a Viagem de Parnaso (1614). Em 1615 publica também Oito comédias e oito entremezes novos nunca antes representados. Outras obras conhecidas com A Numancia e O trato de Argel só foram publicadas após a sua morte.

Miguel de Cervantes morre em 22 de Abril de 1616, sendo registada no dia 23 de Abril, dia do enterro, como era costume naquela época. Pensa-se que a causa da morte terá sido Cirrose Hepática.

O dia da morte de Miguel de Cervantes passou a ser o dia do Livro em Espanha (23 de Abril).

anúncio
Obra de Miguel de Cervantes
Capa do livro Dom Quixote de La Mancha – Livro Primeiro
Ano: 1605
Alonso Quijano, o protagonista desta história, é um retirado fidalgo castelhano, com perto de cinquenta anos de idade, cujo excesso de literatu...

Capa do livro Dom Quixote de La Mancha – Livro Segundo
Ano: 1615
Enquanto a primeira parte é mais satírica e divertida, a segunda parte é mais séria e filosófica. Trata mais a desilusão do que a ilusão tratada na pr...


Links Relacionados
 
Artigos: Porque lemos literatura | O Ensaio na literatura | O primeiro texto da língua portuguesa 
© 2010 Ciberforma Informática. Todos os direitos reservados. Contacto | Política de privacidade | Mapa do Site
 
Utilizamos cookies para personalizar conteúdo e anúncios, fornecer funcionalidades de redes sociais e analisar o nosso tráfego. Também partilhamos informações acerca da sua utilização do site com os nossos parceiros de redes sociais, publicidade e análise. Saiba mais | Compreendi