Procurar livros:
    Procurar
Procurar livro na nossa biblioteca
 
 
Procurar autor
   
Procura por autor
 
marcador
  • Sem marcador definido
Marcador
 
 
 

Capítulo 1: O escaravelho de ouro

Página 34

- Mas - disse eu - o enigma parece-me tão complicado como antes. Como é possível tirar-se um sentido de palavras como «hospedaria do bispo», «cadeira do diabo» ou «caveira»?

- Confesso - disse Legrand - que o caso parece ainda muito sério se examinado superficialmente. A primeira coisa que fiz foi dividir as frases como as entendia o criptógrafo.

- Pontuar. É isso que queres dizer?

- Mais ou menos.

- Mas como é que fizeste isso?

- Penso que o autor suprimiu os pontos para aumentar a dificuldade da solução. Ora um homem vulgar, querendo chegar a esse fim, tê-lo-ia certamente ultrapassado. No decorrer do seu trabalho de composição, ao chegar a um momento em que naturalmente tivesse de fazer uma pausa ou ponto, o mais natural é que a sua tendência fosse para aproximar ainda mais os caracteres. Olhando para o manuscrito verás facilmente cinco passos em que se nota bem esta aproximação. Seguindo essa ideia fiz a divisão seguinte:

»A good glass in the bisbops hostel in the devil 's seat - twenty-one degress and thirteen minutes - northeast and by north - main branch seventh limb east side - shoot ftom the left eye of the death’s-head - a bee-line from the tree through the shot fiftyfeet out.

- Mesmo com essa divisão - disse eu -, continuo sem perceber nada.

- Eu também fiquei na mesma - replicou Legrand - durante alguns dias. Durante esse tempo andei a investigar activamente na vizinhança de Sullivan, à procura de alguma casa que desse pelo nome de Bishop's Hotel (é claro que não atendi à ortografia antiga da palavra «hostel».) Como não consegui encontrar nada, preparava-me para ampliar o âmbito das minhas investigações e proceder de uma maneira mais sistemática, quando uma manhã me veio à cabeça bruscamente que essa expressão «bishop's hostel» podia referir-se a uma velha família de nome Bessop que possuía, em tempos muito recuados, uma casa a cerca de quatro milhas para norte da ilha.

<< Página Anterior

pág. 34 (Capítulo 1)

Página Seguinte >>

Capa do livro O Escaravelho de Ouro
Páginas: 38
Página atual: 34

 
   
 
   
Os capítulos deste livro:
Livro ainda não disponível!