Daniel Defoe foi um escritor inglês nascido no século XVII que ficou imortalizado pela obra Robinson Crusoe.
Como jornalista da área política alcançou grande êxito e notoriedade criando, ao mesmo tempo, grandes inimigos. Defoe escreveu panfletos famosos, muitos deles favoráveis a Guilherme III. Para além disso, fundou e incrementou o jornal periódico The Review quase sozinho, desenvolvendo um trabalho que viria a favorecer a afirmação dos famosos The Tatler e The Spectator.
Mas é com a publicação de Robinson Crusoe, em Abril de 1719, que alcança a imortalidade literária. Os críticos consideram geralmente que a forma moderna do romance nasceu com esse texto narrativo, que, partindo das memórias de alguns viajantes, nomeadamente do marinheiro escocês Alexander Selkirk, configura um relato cuja verdade depende sobretudo da acumulação de pormenores concretos.
Aos 62 anos de idade escreve outro grande romance, Moll Flanders, que pode ser considerado o primeiro romance social da literatura inglesa, e que tem como protagonista uma mulher com uma vida aventurosa: nos seus verdes anos é prostituta e ladra e acaba como uma mulher de bens.
Daniel Defoe morre em 26 de Abril de 1731. Encontra-se sepultado em Bunhill Fields Burial Ground, em Londres.
Ano: 1719
É o romance de um náufrago que vive, durante vinte e oito anos, numa ilha deserta. Mas é sobretudo a lição, não apenas de sobreviver, mas de viver do ...
Disponível para ser lido online gratuitamente!
Ano: 1722
O título original desta obra é: As aventuras e desventuras da famosa Moll Flanders que nasceu em Newgate e, durante uma vida de sessenta anos, além da...
Disponível para ser lido online gratuitamente!