Por isso, nunca se surpreendia nela qualquer desses pequenos artifícios de faceirice que tanto estragam as mulheres. Ainda assim, apesar de o seu vestido ser extremamente modesto, não ocultava por completo a elegância do corpo, e todo o seu encanto consistia no feitio extremamente distinto, e as pregas numerosas e simples lhe comunicavam uma grande nobreza, se é possível deduzir idéias das disposições de um tecido. Contudo, talvez traísse as indeléveis fraquezas da mulher pelos minuciosos cuidados que lhe mereciam a mão e o pé; porém, se os mostrava com algum prazer, teria sido difícil à rival mais maliciosa achar-lhe gestos afetados, de tal maneira pareciam involuntários ou devidos a um hábito de criança. Esse resto de futilidade fazia-se até desculpar por uma graciosa indolência. O conjunto das feições, essa reunião de pequeninas coisas que torna uma mulher feia ou bonita, atraente ou desagradável, apenas se pode indicar, sobretudo, quando, como sucede com a marquesa d’Aiglemont, a alma é o elo de todos os pormenores, a que imprime uma deliciosa unidade.