Procurar livros:
    Procurar
Procurar livro na nossa biblioteca
 
 
Procurar autor
   
Procura por autor
 
marcador
  • Sem marcador definido
Marcador
 
 
 
Navegar
> > Aluísio Azevedo
Aluísio Azevedo (1857-1913)
Foto de Aluísio Azevedo

Aluísio Azevedo (1857-1913), escritor brasileiro, precursor da corrente naturalista, e escreveu romances como O Cortiço, Casa de Pensão e O Mulato.

Biografia de Aluísio Azevedo
Aluísio Tancredo Belo Gonçalves de Azevedo nasceu em São Luís (Estado do Maranhão), Brasil, no dia 14 de Abril de 1857.Era filho do vice-cônsul português David Gonçalves de Azevedo, viúvo, e de D. Emília Amália Pinto de Magalhães, separada de um rico comerciante português. Aluísio era o irmão mais novo do Dramaturgo e Jornalista Artur Azevedo, com o qual escreveu algumas peças de teatro.
Em 1881, ano da crescente efervescência abolicionista, publica o romance O Mulato, obra que deixa a sociedade escandalizada pelo modo cru com que desnuda a questão racial e inaugura o Naturalismo na literatura brasileira. Nela, o autor já demonstra ser abolicionista convicto.
Diante da reação hostil da província, obtendo sucesso com a obra na Corte, onde era considerada como exemplo da escola naturalista, volta à capital imperial e aí, incessantemente, produz romances, contos, crónicas e peças de teatro.
A sua obra é considerada irregular por muitos críticos literários, oscila entre o romantismo com tons melodramáticos e de cariz comercial para o grande público, e o naturalismo já em obras mais elaboradas, deixando a marca de precursor desse movimento.
anúncio
Obra de Aluísio Azevedo
Capa do livro O Cortiço
Ano: 1890
Um olhar à sociedade brasileira do final do século XIX que, como hoje, era formada por grupos bem definidos; os Portugueses, os Burgueses, os Negros, ...


Links Relacionados
 
Artigos: Porque lemos literatura | O Ensaio na literatura | O primeiro texto da língua portuguesa 
© 2010 Ciberforma Informática. Todos os direitos reservados. Contacto | Política de privacidade | Mapa do Site
 
Utilizamos cookies para personalizar conteúdo e anúncios, fornecer funcionalidades de redes sociais e analisar o nosso tráfego. Também partilhamos informações acerca da sua utilização do site com os nossos parceiros de redes sociais, publicidade e análise. Saiba mais | Compreendi