Procurar livros:
    Procurar
Procurar livro na nossa biblioteca
 
 
Procurar autor
   
Procura por autor
 
marcador
  • Sem marcador definido
Marcador
 
 
 
Navegar
> > Robert Louis Stevenson
Robert Louis Stevenson (1850-1894)
Foto de Robert Louis Stevenson

Robert Louis Stevenson (1850-1894) foi um escritor e poeta escocês que criou as célebres personagens do Médico e o Monstro Dr Jekyll e Mr Hyde.

Biografia de Robert Louis Stevenson
Robert Louis Balfour Stevenson nasceu em Edimburgo, Escócia, em 13 de Novembro de 1850.
Filho de um engenheiro civil, foi influenciado pelo pai a seguir mesma carreira, mas a saúde debilitada e a fraca inclinação para a área fizeram com que decidisse pela carreira de escritor. Essa tentativa fez com que em 1866 ingressasse na faculdade de Engenharia de Edimburgo. Aí, escreveu entre 1871 e 1872 no jornal universitário, o Edimburgh University Magazine, revelando seu gosto e talento pela arte e literatura.
No ano de 1873, após concluir a faculdade, Robert muda-se para a cidade de Londres, Inglaterra. Frequenta os salões literários durante algum tempo e, pouco depois, parte numa longa viagem pela Europa. Em 1876 conhece Fanny Vandergrift Osbourne, uma americana dez anos mais velha, com a qual viria a casar em 1880, nos Estados Unidos.
Volta para Inglaterra com sua esposa e, passado um ano, é internado num sanatório em Davos, na Suiça, para tratar a sua tuberculose que há anos que o acompanhava.
Em 1886 obtém o seu primeiro grande sucesso literário com O Estranho Caso de Dr. Jekyll e Mr. Hyde (O Médico e o Monstro no Brasil).
Em 1889 fixa-se, com a esposa e o enteado, em Apia, nas Ilhas Samoa.
No dia 3 de Dezembro de 1894, com apenas 44 anos, morre vitima de um ataque cardíaco. Deixou por acabar a sua obra-prima, Weir of Hermiston. Encontra-se sepultado em Valima, nas Ilhas Samoa.
anúncio
Obra de Robert Louis Stevenson
Capa do livro O Estranho Caso de Dr. Jekyll e Mr. Hyde
Ano: 1886
Gabriel Utterson, um advogado de Londres, começa a achar estranho o comportamento de um seu velho amigo, Dr. Jekyll que redige o seu testamento a favo...


Links Relacionados
 
Artigos: Porque lemos literatura | O Ensaio na literatura | O primeiro texto da língua portuguesa 
© 2010 Ciberforma Informática. Todos os direitos reservados. Contacto | Política de privacidade | Mapa do Site
 
Utilizamos cookies para personalizar conteúdo e anúncios, fornecer funcionalidades de redes sociais e analisar o nosso tráfego. Também partilhamos informações acerca da sua utilização do site com os nossos parceiros de redes sociais, publicidade e análise. Saiba mais | Compreendi