Procurar livros:
    Procurar
Procurar livro na nossa biblioteca
 
 
Procurar autor
   
Procura por autor
 
marcador
  • Sem marcador definido
Marcador
 
 
 
Navegar

Capítulo 1: Capítulo 1

Página 1

O advogado Utterson era um homem de semblante carregado, que nunca se abria num sorriso; frio, parco e reservado no discurso; contido na expressão dos sentimentos; magro e alto, apesar do seu porte seco e rígido, ainda assim, inspirava alguma simpatia. Na companhia dos amigos, quando o vinho era do seu agrado, tinha no olhar um brilho profundamente humano; algo que nunca era correspondido por palavras, mas era bem visível não só no tácito simbolismo do rosto farto, mas também, com maior frequência e eloquência, nos actos da sua vida. Era austero consigo próprio: bebia gin quando estava só, para mitigar a sua preferência por vinhos de boas reservas; e, embora fosse apreciador de teatro, estava há vinte anos sem entrar numa sala de espectáculos. Todavia, manifestava uma certa tolerância pelos outros, chegando por vezes a admirar, quase com inveja, o fervor e a paixão com que praticavam o mal; e, em casos extremos, sentia-se mais inclinado a socorrê-los do que a censurá-los.

- Tenho alguma simpatia pela heresia de Caim - costumava dizer num tom estranho. - Deixo o meu irmão ir para o inferno da forma que melhor lhe aprouver.

Com esta atitude, o acaso ditava frequentemente ser ele o último amigo respeitável e a última influência benéfica nas vidas decadentes de alguns homens. E para estes, enquanto recorressem aos seus préstimos profissionais, nunca deixava transparecer qualquer alteração na sua atitude.

É verdade que tal feito não exigia muito esforço da parte do Sr. Utterson, já que, por natureza, era pouco expansivo; e mesmo a sua amizade parecia basear-se numa afinidade de sentimentos universais de benevolência.

<< Sinopse

pág. 1 (Capítulo 1)

Página Seguinte >>

anúncio
Capa do livro O Estranho Caso de Dr. Jekyll e Mr. Hyde
Páginas: 102
Página atual: 1

 
   
 
   
Os capítulos deste livro:
Capítulo 1 1
Capítulo 2 11
Capítulo 3 23
Capítulo 4 26
Capítulo 5 33
Capítulo 6 40
Capítulo 7 46
Capítulo 8 48
Capítulo 9 65
Capítulo 10 76
Links Relacionados
 
Artigos: Porque lemos literatura | O Ensaio na literatura | O primeiro texto da língua portuguesa 
© 2010 Ciberforma Informática. Todos os direitos reservados. Contacto | Política de privacidade | Mapa do Site