Procurar livros:
    Procurar
Procurar livro na nossa biblioteca
 
 
Procurar autor
   
Procura por autor
 
marcador
  • Sem marcador definido
Marcador
 
 
 

Capítulo 2: A vida amorosa de Moll Flanders

Página 275

- Lamentaria muito perder o seu dinheiro, senhor - redargui, mas fui acrescentando: - Costumo ter sorte, mas os cavalheiros jogam paradas muito altas e, por isso, não ouso arriscar-me.

- Aqui tem dez guinéus, minha senhora - replicou o homem. - Jogue-os por mim.

Aceitei o dinheiro e joguei, sob as suas vistas. Joguei nove guinéus por várias vezes, em paradas de um e de dois, e, quando o copo chegou ao homem que estava ao meu lado, o primeiro cavalheiro deu-me mais dez guinéus e mandou-me jogar cinco de uma vez. O homem lançou os dados e ganhámos cinco guinéus. Encorajado por isso, o cavalheiro obrigou-me a aceitar o copo, o que foi arriscado. Fiquei tanto tempo com ele que recuperei todo o seu dinheiro e juntei um punhado de guinéus no regaço e, melhor ainda, quando lancei, fi-lo apenas contra um ou dois dos que tinham apostado comigo e foi fácil.

Nessa altura ofereci ao cavalheiro o ouro todo, pois era seu, e pedi-lhe que jogasse ele mesmo, com o pretexto de não perceber muito bem o jogo. Riu-se e redarguiu-me que, se tivesse sorte, não importava que compreendesse ou não, o que importava era continuar. Retirou os quinze guinéus com que havia entrado e convidou-me a jogar com o resto. Pedi-lhe que visse quanto já ganhara, mas apressou-se a responder:

- Não, não! Tenho a certeza de que é muito honesta e dá azar contar os ganhos.

Continuei, pois, a jogar. Claro que percebia bem o jogo, embora fingisse o contrário, e jogava com cautela. Convinha-me conservar uma boa quantia no regaço, da qual de vez em quando retirava umas moedas para a minha algibeira, mas de tal maneira e em momentos tão convenientes que ele não dava por nada.

Joguei durante muito tempo, sempre com sorte, mas da última vez que tive o copo jogaram alto e eu arrisquei ousadamente.

<< Página Anterior

pág. 275 (Capítulo 2)

Página Seguinte >>

Capa do livro A Vida Amorosa de Moll Flanders
Páginas: 359
Página atual: 275

 
   
 
   
Os capítulos deste livro:
Prefácio 1
A vida amorosa de Moll Flanders 7