Procurar livros:
    Procurar
Procurar livro na nossa biblioteca
 
 
Procurar autor
   
Procura por autor
 
marcador
  • Sem marcador definido
Marcador
 
 
 

Capítulo 2: A vida amorosa de Moll Flanders

Página 67

Aceitei a oferta e vivi com ela meio ano, e mais viveria se, nesse entretanto, lhe não acontecesse o que previra me aconteceria a mim e não fizesse um casamento assaz vantajoso. Enquanto a sua fortuna aumentava, a minha parecia diminuir, pois os meus únicos pretendentes eram dois ou três contramestres de navios ou coisa semelhante. Quanto aos comandantes, eram de duas espécies: os que, tendo bom negócio, isto é, um bom navio, estavam resolvidos a casar apenas com vantagem, ou seja com uma mulher possuidora de boa fortuna; e os que, tendo dinheiro, pudesse permitir- -lhes possuir, como diziam, uma boa parte num navio, de maneira a encorajar proprietários a entrarem na sociedade; ou uma mulher que, embora sem dinheiro, tivesse amigos relacionados com a marinha mercante e que pudessem colocar o noivo num bom barco, o que para eles equivalia a ter sociedade no mesmo. Ora, como nenhum deles era o meu caso, parecia condenada a continuar solteira.

Depressa aprendi à minha custa que as coisas tinham mudado de figura no capítulo matrimonial e que não podia esperar encontrar em Londres o que encontrara na província, pois na capital os casamentos eram consequência de planos, interesses e negócios e o amor pouco ou nada tinha a ver com o caso.

Como a minha cunhada de Colchester dissera, a beleza, a inteligência, as boas maneiras, a sensatez, o bom feitio e o bom comportamento, a educação, a virtude e a devoção, ou quaisquer outras prendas do corpo ou do espírito, não tinham qualquer valor como recomendação; só o dinheiro tornava uma mulher atraente. Aprendi que os homens escolhiam amantes por desejarem o seu afecto e que para ser cortesã era preciso ser bonita, bem feita, ter bom aspecto e comportamento gracioso, ao passo que numa esposa nenhuma deformidade chocava a fantasia, nenhuma má qualidade impressionava a opinião.

<< Página Anterior

pág. 67 (Capítulo 2)

Página Seguinte >>

Capa do livro A Vida Amorosa de Moll Flanders
Páginas: 359
Página atual: 67

 
   
 
   
Os capítulos deste livro:
Prefácio 1
A vida amorosa de Moll Flanders 7