Procurar livros:
    Procurar
Procurar livro na nossa biblioteca
 
 
Procurar autor
   
Procura por autor
 
marcador
  • Sem marcador definido
Marcador
 
 
 

Capítulo 1: A queda da casa de Usher

Página 15
Não negarei que, ao recordar a sinistra expressão da pessoa que se me deparara nas escadas, no dia em que chegara à casa, me senti pouco inclinado a opor-me ao que considerava quando muito uma precaução inócua e que de modo algum deixava de ter a sua justificação.

A pedido de Usher, auxiliei-o pessoalmente nos preparativos para a sepultura temporária. Após o corpo ter sido alojado na urna, levámo-lo apenas os dois para o seu local de repouso. A cave onde o depositámos (e que se mantivera fechada durante tanto tempo que os nossos archotes, meio abafados na sua opressiva atmosfera, poucas possibilidades de investigação nos facultaram) era exígua, húmida e totalmente desprovida de iluminação natural, situando-se, a grande profundidade, exactamente por baixo da parte do edifício onde se localizava o meu quarto. Aparentemente, fora utilizada em remotos tempos feudais para os tenebrosos fins de masmorra e, mais tarde, como paiol de pólvora ou qualquer outra substância altamente inflamável, dado que uma porção do pavimento, e todo o interior de uma longa arcada através da qual se chegava lá, estavam cuidadosamente forrados de cobre. A porta, de ferro maciço, fora igualmente objecto de precauções similares. O seu enorme peso provocava um insólito som agudo e rangente ao rodar nos gonzos.

Após termos colocado o nosso fúnebre fardo sobre uma essa neste local tenebroso, deslocámos parcialmente a tampa ainda solta do caixão e observámos o rosto da sua ocupante. A primeira coisa que me despertou a atenção foi uma semelhança flagrante entre os dois irmãos; e Usher, porventura adivinhando-me os pensamentos, murmurou algumas palavras das quais depreendi que a defunta e ele eram gémeos e que entre eles sempre tinham existido simpatias de natureza quase incompreensível.

<< Página Anterior

pág. 15 (Capítulo 1)

Página Seguinte >>

Capa do livro A Queda da Casa de Usher
Páginas: 23
Página atual: 15

 
   
 
   
Os capítulos deste livro:
A queda da casa de Usher 1