O Escaravelho de Ouro - Cap. 1: O escaravelho de ouro Pág. 27 / 38

Considerando todas estas particularidades, nem por momentos duvidei de que o fogo fosse o agente que tornara visível a caveira lá desenhada. Como sabes existem preparados químicos, e existem já há anos sem conta, que permitem escrever em papel ou pergaminho, de forma que os caracteres só se tornem visíveis pela acção do fogo. O enxofre dissolvido em água-régia e junto a quatro vezes o seu peso em água é muitas vezes utilizado e dá como resultado uma tinta verde. Uma preparação de cobalto e nitro produz tinta vermelha. Estas cores desaparecem em maior ou menor tempo depois de arrefecimento do material em que se escreveu, mas voltam a surgir se forem submetidas ao calor.

»Examinei então cuidadosamente a caveira. Os contornos exteriores, os que se encontravam perto dos bordos do pergaminho, eram muito mais nítidos do que os outros. A acção do calor fora nitidamente imperfeita ou desigual. Assim, submeti de novo o pergaminho a uma fonte de calor ardente. A princípio o único efeito foi acentuar as linhas da caveira; mas, ao perseverar na experiência, surgiu, num dos cantos diagonalmente oposto aquele em que fora desenhada a caveira, uma figura que supus ser de uma cabra. Mas um exame mais atento convenceu-me que a intenção fora desenhar um cabrito',

- Ah, ah! - disse eu. - É claro que não tenho o direito de me rir de ti, uma fortuna de um milhão e meio e um caso demasiado sério para brincadeiras. Mas não me digas que descobriste um terceiro elo na tua cadeia. Não vejo maneira de estabelecer um elo entre piratas e uma cabra. Os piratas não têm nada a ver com cabras, estas têm a ver é com os lavradores.

- Mas já te disse que não era a figura de uma cabra!

- Bem, de um cabrito, vem tudo a dar ao mesmo.

- Não exactamente - disse Legrand.





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