O Escaravelho de Ouro - Cap. 1: O escaravelho de ouro Pág. 32 / 38

Se as encontrarmos, representarão provavelmente a palavra 'the'. E encontram-se de facto pelo menos sete repetições dessas, sendo os caracteres; 48. Podemos, pois, deduzir que o ponto; representa t, 4 representa h e o 8 representa e, este último perfeitamente confirmado. Demos, assim, um grande passo em frente.

»Tendo, pois, determinado uma palavra, estamos agora em posição de determinar vários começos e fins de outras palavras. Tomemos, por exemplo, o penúltimo caso em que aparece a combinação; 48, já perto do fim do criptograma. Sabemos que o ; seguinte é o princípio de uma palavra e dos seis caracteres que se seguem conhecemos pelo menos cinco. Escrevamos, pois, esses caracteres, substituindo-os pelas letras que sabemos representarem, deixando o espaço correspondente ao caracter desconhecido: teeth.

»Podermos pôr imediatamente o th de lado, pois não faz parte da palavra começada por t. Porque se experimentarmos todo o alfabeto não encontramos uma só letra que encaixe ali para formar uma palavra existente. ficamos, pois, reduzidos a t. ee. E, percorrendo todo o alfabeto, se necessário, descobrimos que a palavra 'tree' é a única possível. Ganhamos assim uma nova letra, r, representado por (e as palavras e tree em justaposição.

»Um pouco mais adiante voltamos a encontrar a combinação ;48 e, fazendo-a servir de fim à que a antecede, temos o seguinte arranjo the tree; 4(‡?34the. Ora, se agora deixarmos em branco ou substituirmos por pontos os caracteres desconhecidos teremos the tree tbr... h the e a palavra 'through' surge-nos como perfeitamente evidente. Além disso, esta descoberta dá-nos três novas letras: o, u e g, representadas por ‡ ? e 3.





Os capítulos deste livro