Procurar livros:
    Procurar
Procurar livro na nossa biblioteca
 
 
Procurar autor
   
Procura por autor
 
marcador
  • Sem marcador definido
Marcador
 
 
 

Capítulo 1: O gato negro

Página 5
As paredes, com a excepção de uma só, tinham caído. Esta excepção era a parede de um compartimento não muito espessa, que ficava mais ou menos a meio da casa e encostada à qual estivera a cabeceira da minha cama. O reboco tinha aqui, em grande parte, resistido à acção do fogo - facto que eu atribuí a ter sido recentemente arranjado. Junto desta parede estava reunida uma imensa multidão e muitas das pessoas pareciam estar a examinar parte dela com uma atenção viva e minuciosa. As palavras «Estranho!», «Singular!» e outras expressões semelhantes excitaram a minha curiosidade. Aproximei-me e vi, como gravado em baixo-relevo na superfície branca, a figura de um gato gigantesco. A imagem era de uma exactidão verdadeiramente maravilhosa. Havia uma corda à volta do pescoço do animal.

No primeiro instante em que vi esta aparição - porque não a podia considerar menos que isso - o meu espanto e terror foram desmedidos. Mas, finalmente, a reflexão veio em meu auxílio. O gato, lembrei-me, fora enforcado num jardim adjacente à casa. Quando foi dado o alarme de fogo este jardim foi imediatamente invadido pela multidão. Alguém no meio dela devia ter cortado a corda e atirado o animal através da janela aberta para dentro do meu quarto. Provavelmente fizera isto com a ideia de me arrancar ao sono. A queda das outras paredes tinha comprimido a vítima da minha crueldade na substância do reboco aplicado de fresco; a cal do muro, combinada com as chamas e o amoníaco do cadáver, modelaram a imagem tal como eu a via.

Embora eu tivesse assim satisfeito a minha razão, se bem que não a minha consciência, quanto ao facto extraordinário que acabei de contar, a verdade é que este me fez uma impressão profunda. Durante meses não consegui libertar-me do fantasma do gato; e durante esse período voltou-me ao espírito um meio sentimento que parecia, mas não era, remorso.

<< Página Anterior

pág. 5 (Capítulo 1)

Página Seguinte >>

Capa do livro O Gato Negro
Páginas: 12
Página atual: 5

 
   
 
   
Os capítulos deste livro:
O gato negro 1