Procurar livros:
    Procurar
Procurar livro na nossa biblioteca
 
 
Procurar autor
   
Procura por autor
 
marcador
  • Sem marcador definido
Marcador
 
 
 
Navegar

Capítulo 1: Uma descida no «Maelström»

Página 1
Uma descida no «Maelström»

Os caminhos de Deus na Natureza, tal como na Providência, não são os nossos caminhos; nem os modelos que nós idealizamos são de modo algum comparáveis à vastidão, à profundeza e à impenetrabilidade das suas obras, que contêm em si uma profundidade maior que o poço de Demócrito.

JOSEPH GLANVILL

Tínhamos nesse momento atingido o cume da escarpa mais elevada. Durante alguns minutos o velho pareceu demasiado exausto para falar.

- Não há muito tempo - disse por fim -, tê-lo-ia guiado ao longo deste caminho tão bem como o mais novo dos meus filhos; porém, há cerca de três anos, sucedeu-me uma coisa que nunca antes sucedeu a qualquer mortal ou, pelo menos, tal que nunca nenhum homem sobreviveu para a contar, e as seis horas de terror mortal por que então passei despedaçaram-me o corpo e a alma. O senhor julga-me muito velho, mas não o sou. Bastou um dia para que estes cabelos, outrora negros de azeviche, se tornassem brancos, para me debilitar os membros e perturbar-me de tal forma os nervos que tremo ao menor esforço e uma simples sombra me intimida. Sabia que mal posso olhar por sobre esta pequena colina sem ser acometido de vertigens?

A «pequena colina» sobre cuja borda tão descuidadamente se deitara a descansar ficando com a parte mais pesada do corpo pendente, enquanto apenas o apoio do cotovelo na escorregadia aresta extrema o impedia de cair, essa «pequena colina» erguia-se a uns quatro mil e quinhentos a cinco mil metros sobre uma mole de rochedos lá no fundo, e mais não era do que um puro e simples precipício aberto, de brilhante pedra preta. Não haveria nada que me convencesse a aproximar-me a menos de cinco metros da sua borda. Na verdade, sentia-me tão

<< Sinopse

pág. 1 (Capítulo 1)

Página Seguinte >>

anúncio
Capa do livro Uma descida no Maelstrom
Páginas: 23
Página atual: 1

 
   
 
   
Os capítulos deste livro:
Uma descida no «Maelström» 1
Links Relacionados
 
Artigos: Porque lemos literatura | O Ensaio na literatura | O primeiro texto da língua portuguesa 
© 2010 Ciberforma Informática. Todos os direitos reservados. Contacto | Política de privacidade | Mapa do Site