Uma descida no «Maelström» Os caminhos de Deus na Natureza, tal como na Providência, não são os nossos caminhos; nem os modelos que nós idealizamos são de modo algum comparáveis à vastidão, à profundeza e à impenetrabilidade das suas obras, que contêm em si uma profundidade maior que o poço de Demócrito.
JOSEPH GLANVILL
Tínhamos nesse momento atingido o cume da escarpa mais elevada. Durante alguns minutos o velho pareceu demasiado exausto para falar.
- Não há muito tempo - disse por fim -, tê-lo-ia guiado ao longo deste caminho tão bem como o mais novo dos meus filhos; porém, há cerca de três anos, sucedeu-me uma coisa que nunca antes sucedeu a qualquer mortal ou, pelo menos, tal que nunca nenhum homem sobreviveu para a contar, e as seis horas de terror mortal por que então passei despedaçaram-me o corpo e a alma. O senhor julga-me muito velho, mas não o sou. Bastou um dia para que estes cabelos, outrora negros de azeviche, se tornassem brancos, para me debilitar os membros e perturbar-me de tal forma os nervos que tremo ao menor esforço e uma simples sombra me intimida. Sabia que mal posso olhar por sobre esta pequena colina sem ser acometido de vertigens?
A «pequena colina» sobre cuja borda tão descuidadamente se deitara a descansar ficando com a parte mais pesada do corpo pendente, enquanto apenas o apoio do cotovelo na escorregadia aresta extrema o impedia de cair, essa «pequena colina» erguia-se a uns quatro mil e quinhentos a cinco mil metros sobre uma mole de rochedos lá no fundo, e mais não era do que um puro e simples precipício aberto, de brilhante pedra preta. Não haveria nada que me convencesse a aproximar-me a menos de cinco metros da sua borda. Na verdade, sentia-me tão