Breve biografia de Fernando Pessoa, escrita pelo próprio em 30 de Março de 1935De nome completo Fernando Antonio Nogueira Pessoa, nasceu em Lisboa, freguesia dos Martyres, no prédio nº, 4 do Largo de S. Carlos (hoje do Directorio) em 13 de Junho de 1888. Filho legítimo de Joaquim de Seabra Pessoa e de D. Maria Magdalena Pinheiro Nogueira. Neto paterno do General Joaquim Antonio de Araujo Pessoa, combatente das campanhas liberais, e de D. Dionysia Seabra; neto materno do Conselheiro Luiz Antonio Nogueira, jurisconsulto e que foi Diretor Geral do Ministério do Reino, e de D. Magdalena Xavier Pinheiro. Ascendência geral – misto de fidalgos e de judeus.
Em relação à profissão, a designação mais própria será tradutor, a mais exacta a de correspondente estrangeiro em casas comerciais. O ser poeta e escritor não constitui profissão, mas vocação.
Quanto a funções socias que tem desempenhado, se por isso se entende cargos públicos, ou funções de destaque, a resposta que Fernando Pessoa deu a esta pergunta é nenhumas.
A obra publicada estava, nesta altura (1935) essencialmente dispersa por várias revistas e publicações ocasionais. Quanto a livros publicados tínhamos já nesta data: «35 Sonnets» (em inglês) (1918), «English Poems I-II» e «English Poems III» (também em inglês) (1922) e o livro «Mensagem» (1934), premiado pelo Secretariado da Propaganda Nacional, na categoria «Poema».
Quanto à educação, em virtude de, falecido seu pai em 1893, a sua mãe ter casado, em 1895, em segundas núpcias com o Comandante João Miguel Rosa, Consul de Portugal em Durban, Natal, foi ali educado. Ganhou o prémio Rainha Victoria de estilo inglês na Universidade do Cabo da Boa Esperança em 1903, no exame de admissão, aos 15 anos.
Faleceu o poeta aos 30 dias do mês de Novembro de 1935, em Lisboa.