Procurar livros:
    Procurar
Procurar livro na nossa biblioteca
 
 
Procurar autor
   
Procura por autor
 
marcador
  • Sem marcador definido
Marcador
 
 
 

Capítulo 1: O PAI GORIOT

Página 226
Não, não venha amanhã. Não quero ficar mal disposta. O baile da senhora de Beauséant é depois de amanhã, quero cuidar de mim para me apresentar bela, repousada e honrar o meu querido Eugène! Vamos então ver o seu quarto.

Nesse momento um carro parou na Rua Neuve-Sainre-Cenevieve, e ouviu-se na escada a voz da senhora de Restaud que dizia a Sylvie:

- O meu pai está? - Esta circunstância salvou felizmente Eugène, que já pensava atirar-se para a cama e fingir que dormia.

- Ah! Meu pai, já lhe disseram o que aconteceu a Anastasie? - disse Delphine, reconhecendo a voz da irmã. - Parece que também se passam coisas muito estranhas no seio do seu casamento.

- Como! - disse o pai Goriot. - Será então o meu fim. A minha pobre cabeça não resistirá a uma dupla desgraça.

- Bom dia, meu pai - disse a condessa, entrando. -Ah! Delphine estás aqui.

A senhora de Restaud pareceu incomodada por encontrar a irmã.

- Bom dia, Nasie - disse a baronesa. - Achas então a minha presença tão extraordinária? Vejo meu pai todos os dias.

- Desde quando?

- Se aqui viesses, saberias.

- Não me atormentes, Delphine - disse a condessa com uma voz lamentável. - Sou bem infeliz, estou perdida, meu querido pai! Oh! Bem perdida desta vez!

- Que tens, Nasie? - exclamou o pai Goriot. - Diz-nos tudo, minha filha - ela empalideceu. - Delphine, vamos, acode-a então, sê boa para ela, ainda te amarei mais, se possível!

- Minha pobre Nasie - disse a senhora de Nucingen, ajudando a irmã a sentar-se -, fala. Vês em nós as duas únicas pessoas que te amarão sempre o suficiente para te perdoar tudo. Vê bem, os afectos da família são os mais seguros. - Deu-lhe sais para respirar e a condessa voltou a si.

- Morrerei com isto - dizia o pai Goriot. - Vejamos - continuou, avivando o seu lume de cascas de carvalho -, aproximai-vos as duas.

<< Página Anterior

pág. 226 (Capítulo 1)

Página Seguinte >>

Capa do livro O Pai Goriot
Páginas: 279
Página atual: 226

 
   
 
   
Os capítulos deste livro:
O PAI GORIOT 1