Procurar livros:
    Procurar
Procurar livro na nossa biblioteca
 
 
Procurar autor
   
Procura por autor
 
marcador
  • Sem marcador definido
Marcador
 
 
 

Capítulo 1: Capítulo 1

Página 34
Mas não foi assim. Os vícios de Tibério não poderiam destruir aquela suprema civilização, não mais do que as virtudes dos Antoninos poderiam salvá-la. Ela caiu por outras, por menos interessantes razões. As pitonisas e os profetas da Capela Sistina podem de fato servir para interpretar para alguns aquele novo surgimento do espírito emancipado que nós chamamos o Renascimento; mas o que os rústicos embriagados e vociferantes camponeses da arte holandesa nos dizem da grande alma da Holanda? Quanto mais abstrata, mais ideal uma arte é, mais nos revela o temperamento de sua época. Se desejamos entender uma nação através de sua arte, olhemos para sua arquitetura ou sua música.

Cyril – Nisso eu bem concordo com você. O espírito de uma época deve ser mais bem expressado nas artes de ideal abstrato, pois o espírito em si é abstrato e ideal. Por outro lado, para o aspecto visual de uma época, para a sua aparência, como diz a frase, nós devemos, claro, ir às artes de imitação.

Vivian – Eu não acho. Afinal, o que as artes imitativas realmente nos dão são apenas os vários estilos de certos artistas, ou de certas escolas de artistas. Seguramente você não imagina que as pessoas da Idade Média possuíam qualquer semelhança com as figuras dos vitrais medievais, ou nos entalhes em rocha e madeira medievais, ou nos metais artesanais medievais, ou tapeçarias, ou manuscritos iluminados. Elas eram provavelmente pessoas de aparência bem comum, com nada grotesco, ou notável, ou fantástico em sua aparência. A Idade Média, como a conhecemos na arte, é simplesmente uma forma definida de estilo, e não há motivo por que um artista com esse estilo não possa ser produzido no século dezanove.

<< Página Anterior

pág. 34 (Capítulo 1)

Página Seguinte >>

Capa do livro A Decadência da Mentira
Páginas: 42
Página atual: 34

 
   
 
   
Os capítulos deste livro:
Capítulo 1 1