O Regresso de Sherlock Holmes - Cap. 1: A Aventura da Casa Vazia Pág. 25 / 363

Passou-me o livro e eu li:

Moran, Sebastian, coronel. Desempregado. Pertenceu ao 1º Batalhão dos Bangalore Pioneers. Nascido em Londres 1840. Filho de Sir Augustus Mora, C. B., ex-ministro britânico na Pérsia. Frequentou Eton e Oxford. Participou na Campanha de Jowaki, na Campanha Afegã, em Charasiab (condecorado por bravura), Sherpur e Cabul. Autor de Heavy Game of the Western Himalayas (1881); Three Months in the Jungle (1884). Residência: Conduit Street. Clubes: Anglo-Indian Tankerville e Bagatelle Card Club.

A margem, estava escrito na letra firme de Holmes:

O segundo homem mais perigoso de Londres.

- Isto é espantoso – disse, ao devolver-lhe o livro. - A carreira do homem é a de um honrado soldado.

- É verdade - respondeu Holmes. - Até certo ponto ele conduziu-se bem. Sempre foi um homem de nervos de ferro e ainda hoje se conta na Índia a história de como ele rastejou por dentro de um cano de esgoto atrás de um tigre assassino. Há algumas árvores, Watson, que crescem até certa altura e, depois, desenvolvem determinada e terrível excentricidade. Acontece frequentemente com os seres humanos. Tenho uma teoria de que o individuo representa no seu desenvolvimento toda uma procissão dos seus antepassados e que uma súbita viragem para o bem ou para o mal significa alguma forte influência introduzida na sua linha de descendência. Assim, digamos que a pessoa se torna o epitoma da história da sua própria família.

- Acho isso um pouco fantasioso.

- Bom, não insisto na sua veracidade. Fosse por que razão fosse, o coronel Moran começou a ter um mau comportamento. Embora sem escândalo público, fez que a Índia se tornasse um sitio demasiado difícil para si.





Os capítulos deste livro