Procurar livros:
    Procurar
Procurar livro na nossa biblioteca
 
 
Procurar autor
   
Procura por autor
 
marcador
  • Sem marcador definido
Marcador
 
 
 

Capítulo 3: Capítulo 3

Página 129
Pois que maior riqueza haverá que viver alegremente, sem cuidados nem preocupações, não tendo de tremer pela sua existência, nem incomodado pelos lamentos contínuos da esposa, preocupado com o futuro do filho ou o dote da filha? Nada os inquieta no seu dia-a-dia. Estão certos da existência do bem-estar para si, para suas mulheres, filhos, sobrinhos, netos e toda a sua descendência. Garante-se também tantas vantagens aos inválidos de hoje, que outrora trabalharam, como àqueles que ainda produzem pela sua actividade. Gostaria de ver alguém a comparar esta justiça com a das outras nações, em que, Deus me perdoe, não consigo encontrar traço algum de justiça. Ora, que justiça haverá quando um rico ourives, um usurário, em suma, aqueles que nada fazem, ou que apenas produzem o desnecessário e supérfluo, têm uma vida agradável e boa, no ócio. ou numa tarefa fácil, enquanto os pobres trabalhadores, carroceiros, ferreiros, carpinteiros e lavradores, se esforçam, de um modo que os animais de carga não suportariam, executando, no entanto, um trabalho tão útil que sem ele a comunidade nem um ano se aguentaria, tendo uma vida tão dura, tão miserável, que a condição das bestas de carga parece, em comparação, melhor e mais feliz?

Estes pobres desgraçados são atormentados no presente com um trabalho de que não recebem o fruto e esgota-os a lembrança da velhice indigente que os espera. As suas magras soldadas nem para o dia-a-dia chegam, quanto mais para poupar para a velhice.

Não será uma república injusta e ingrata a que recompensa com riquezas os nobres, como lhes chama, os ourives e outros que tais, pessoas ociosas ou produtores de frivolidades, e, em contrapartida, se não preocupa com os pobres lavradores, carvoeiros, operários, carroceiros, ferreiros e carpinteiros, sem os quais a comunidade

<< Página Anterior

pág. 129 (Capítulo 3)

Página Seguinte >>

Capa do livro A Utopia
Páginas: 133
Página atual: 129

 
   
 
   
Os capítulos deste livro:
Capítulo 1 1
Capítulo 2 8
Capítulo 3 51