O Regresso de Sherlock Holmes - Cap. 3: A Aventura dos Dançarinos Pág. 81 / 363

O objectivo daqueles que inventaram o sistema foi aparentemente ocultar que estes caracteres transmitem uma mensagem, dando a ideia de que não passam de rabiscos de crianças, sem importância.

»No entanto, apercebendo-me imediatamente de que os símbolos representavam letras e ao aplicar as regras que nos regem em todas as formas de escrita secreta, a sua solução não foi difícil. A primeira mensagem que me foi apresentada era tão curta que apenas me foi possível determinar com certa confiança que o símbolo representava a letra E. Como sabem, a letra E é a mais comum do alfabeto inglês e tem uma predominância tão grande que mesmo numa frase curta certamente a encontramos com maior frequência que às outras. Dos quinze símbolos da primeira mensagem, quatro eram idênticos, portanto era razoável pressupor que se tratava da letra E. É certo que, em certos casos, a figura empunhava uma bandeira, e noutros não, mas era provável, pela forma como as bandeiras estavam distribuídas, que estas fossem utilizadas para separar a frase em palavras. Aceitei isto como hipótese e anotei que a letra E era representada por .

»Chegava assim à grande dificuldade da minha investigação. A ordem das letras do alfabeto inglês a seguir ao E não é de todo bem definida, e qualquer preponderância aparente na média de uma folha impressa pode ser invertida numa frase curta. Por alto, T, A, O, I, N, S, H, R, D e L constituem a ordem numérica em que as letras ocorrem; mas T, A, O e I estão quase a par e seria uma tarefa interminável tentar cada combinação até chegar a um significado.





Os capítulos deste livro