Sinopse: O livro conta a viagem de Rafael Hitolodeu a uma ilha distante, chamada Utopia, cuja organização política, social, cultural, militar e religiosa tornam-na na civilização mais eficiente e mais próspera alguma vez vista. A repartição dos recursos da nação por todos de forma igual e solidária tornam a Utopia a verdadeira República.
Curiosidades: A palavra Utopia superou a obra de More e passou a ser utilizada para descrever este tipo de sociedade imaginária onde tudo funciona na perfeição.
Excerto:
«… Todo o reino está infestado e ocupado por soldados mercenários, mesmo em tempo de paz, se a isso se pode chamar paz. Tais mercenários são arregimentados sob os mesmos argumentos que vos levam a manter e a justificar a existência desses bandos de criados ociosos. Pois esses loucos sábios e esses arquitolos políticos são de opinião que a segurança do país assenta neles… Assim, dir-se-ia mesmo que são forçados a provocar a guerra, para poderem exercitar soldados e os tornarem hábeis magarefes de homens…»