O Escaravelho de Ouro - Cap. 1: O escaravelho de ouro Pág. 33 / 38

»Se procurarmos atentamente no resto da nota combinações de caracteres conhecidos, encontramos quase no princípio este arranjo: 83(88, ou seja egree, que nos leva nitidamente à palavra 'degree' e nos dá outra letra, d, representada por †.

»Quatro letras adiante da palavra 'degree' encontramos a combinação; 46(; 88*..

»Traduzindo os caracteres conhecidos e representando os outros por pontos, temos th. rtee, arranjo que sugere de imediato a palavra 'thirtheen' e nos dá mais duas letras, i e n, representadas por 6 e *..

»Voltando agora ao princípio do criptograma, encontramos a combinação 53 ‡‡ †.

»Traduzindo, obtemos .good, o que nos garante ser a primeira letra um A e as duas primeiras palavras ‘A good'.

»Para evitar confusões, é agora altura de arranjarmos a nossa chave em forma de quadro.

Será, pois:

tabela de conversão dos códigos

»Temos, pois, nada menos de dez das mais importantes letras e é inútil levar mais longe os pormenores da solução. Já disse o suficiente para te convencer que os códigos deste tipo são fáceis de decifrar e para te dar uma amostra do método racional usado para descobrir o seu sentido. Podes ter a certeza de que este exemplo é um dos mais simples. Resta-me agora dar-te a tradução completa dos caracteres do pergaminho. Ei-la:

»A good glass in the bishop's hostel in the devil's seat twenty-one degrees and thirteen minutes northeast and by north main branch seventh limb east side shoot from the left eyeof1 the death's-head a bee-line from the tree throught the shot fiftyfeet out. »

(Um bom vidro na hospedaria do bispo na cadeira do diabo vinte e um degraus e treze minutos nordeste e por norte tronco principal sétimo ramo lado este lançar do olho esquerdo da caveira uma linha de abelha desde a árvore pelo projéctil cinquenta pés adiante).





Os capítulos deste livro