Rastignac pegou numa pena e respondeu da seguinte forma:
Espero um médico para saber se seu pai ainda vai viver por muito tempo. Está a morrer. Irei levar-lhe a sentença e tenho medo de que essa seja uma sentença de morte. Veja se pode ir ao baile. Mil carinhos.
O médico veio às 8 horas e 30 minutos, e, sem dar nenhum parecer favorável, não pensou que a morte fosse iminente. Anunciou melhoras e recaídas alternativas de que dependeria a vida e a lucidez do velhote.
- Seria preferível que morresse rapidamente - foi a última palavra do médico.
Eugène confiou o pai Goriot aos cuidados de Bianchon e partiu para ir levar à senhora de Nucingen as tristes novas que, no espírito dele ainda imbuído dos deveres familiares, deveriam suspender qualquer alegna.
- Dizei-lhe para, apesar de tudo, se divertir - gritou-lhe o pai Goriot que parecia adormecido mas que se sentou na cama no momento em que Rastignac saiu.