O Regresso de Sherlock Holmes - Cap. 3: A Aventura dos Dançarinos Pág. 89 / 363

Fomos à janela e vimos a carruagem afastar-se. Ao voltar-me, vi o papel amachucado que o preso atirara para cima da mesa. Era o bilhete com que Holmes o atraíra.

- Veja se o consegue ler, Watson - disse ele com um sorriso. Não tinha uma única palavra, apenas esta fila de dançarinos:

- Se utilizar o código que expliquei - disse Holmes -, verá que apenas significa «Vem cá imediatamente». Estava convencido de que ele não recusaria este convite, pois não imaginaria que tivesse sido mandado por outra pessoa que não a senhora. E assim, meu caro Watson, acabámos por utilizar os dançarinos para o bem, depois de tão mal terem feito, e creio que cumpri a minha promessa de lhe dar algo de invulgar para apontar no seu bloco de notas. O nosso comboio é às três e quarenta e creio que chegaremos a Baker Street a tempo do jantar.

Apenas uma palavra como epílogo. O americano, Abe Slaney, foi condenado à morte pelos magistrados de Norwich nesse Inverno, mas a sua pena foi comutada para prisão perpétua dadas as condições atenuantes e a certeza de que Hilton Cubitt disparara o primeiro tiro. Quanto à Srª Hilton Cubitt, a única coisa que sei é que recuperou plenamente dos ferimentos e que continua viúva, dedicando toda a sua vida a cuidar dos pobres e a administrar a propriedade do marido.





Os capítulos deste livro