O Regresso de Sherlock Holmes - Cap. 1: A Aventura da Casa Vazia Pág. 3 / 363

No entanto, fora sobre este jovem aristocrata despreocupado que a morte se abatera, de uma forma absolutamente estranha e inesperada, entre as dez e as onze horas e vinte minutos da noite de 30 de Março de 1884.

Ronald Adair gostava de jogos de cartas - jogando continuamente mas nunca apostando de uma forma que o afectasse. Era membro dos clubes de cartas Baldwin, Cavendish e Bagatelle. Foi provado que, depois de jantar, no dia da sua morte, tinha participado num jogo de brídege neste último clube. Também lá tinha estado a jogar à tarde. Dos depoimentos das pessoas que tinham estado a jogar com ele - o Sr. Murphy, Sir John Hardy e o coronel Moran - ficou a saber-se que tinham jogado brídege e que a distribuição das cartas fora equilibrada. Adair teria perdido umas cinco libras, mas não mais. Tinha uma fortuna considerável e ter perdido tal quantia não o poderia ter afectado de forma alguma. Jogava praticamente todos os dias, num clube ou noutro, mas era um jogador cauteloso e normalmente ganhava. Ressaltou ainda o facto de que, tendo como parceiro o coronel Moran, ganhara quatrocentas e vinte libras numa partida de brídege, realizada algumas semanas antes, a Godfrey Milner e a Lorde Balmoral. E, no inquérito, apenas estes factos foram apresentados sobre a sua vida recente.

Na noite do crime, regressara do clube exactamente às dez horas. A sua mãe e irmã tinham ido visitar uma pessoa de família. A criada declarou que o ouvira entrar na sala da frente do segundo andar que normalmente utilizava como sala de estar. Ela acendera a lareira dessa sala e, como estava a deitar fumo, abrira a Janela. Não se ouviu qualquer barulho nessa sala até às onze e vinte, hora a que Lady Maynooth e a sua filha regressaram.





Os capítulos deste livro