Procurar livros:
    Procurar
Procurar livro na nossa biblioteca
 
 
Procurar autor
   
Procura por autor
 
marcador
  • Sem marcador definido
Marcador
 
 
 
Navegar
Homero
Foto de Homero

Homero foi um poeta épico da Grécia Antiga, autor da Ilíada e Odisseia, e teve uma enorme influencia na história da literatura.

Biografia de Homero

Não existem textos que ocupem uma posição central na definição da cultura do Ocidente como os dois poemas épicos atribuídos a Homero, a "Ilíada" e a "Odisseia". Ambos referem-se à guerra de Tróia. Os gregos encaram-na como o primeiro momento em que se uniram como povo com um objectivo comum. Mas, se tal acontece, isso deve-se à poesia de Homero, um narrador de histórias, cego, cuja existência real tem sido muito discutida.

Diz-se que fora um cantor ambulante que recitava os seus próprios versos, sendo a sua naturalidade disputada por sete cidades do mundo grego. No final do segundo milénio da era cristã continuamos ainda a falar desses milhares de versos que fizeram nascer a épica do Ocidente: ainda nos impressionamos com a cólera de Aquiles; ainda nos comovemos com o regresso de Ulisses à sua pátria.

A obra

Os grandes poemas homéricos apresentam, como já se assinalou, dupla faceta: a mítica e a histórica. As investigações filológicas e arqueológicas da modernidade, sem desdenharem o estudo do mítico, puseram ênfase nos aspectos históricos da Ilíada e da Odisseia. O que se compreende muito bem, na medida em que a nossa época é essencialmente positivista e quer ver e comprovar, de maneira irredutível, aquilo que afirma. Os Aqueus existiram? Aquiles foi uma transposição do tipo de guerreiro da Grécia arcaica? A que época se refere Homero nos seus dois poemas? Que correlações históricas se podem tirar da atenta e minuciosa leitura da Ilíada e da Odisseia? Este tipo de curiosidade levou, no século passado, Schlieman a investigar se Tróia tinha realmente existido. E a descoberta de Tróia VII, cuja datação é de 1500-1184 a. C. e que é exactamente a Ilíon cantada por Homero, é um dos grandes marcos da homerologia.

Hoje em dia, existem muitos mais dados que permitem que se reconstrua o contexto histórico no qual surgiram os poemas homéricos e pôde estabelecer-se, bem fundamentadamente, que o mundo fixado literariamente por Homero tem a sua origem na época micénica. A listagem das armas descritas na Ilíada e a sua comparação com os achados arqueológicos avalizam esta afirmação. A descoberta mais recente das tabuinhas micénicas e a interpretação da sua escrita permitiram que se relacionasse a língua homérica com o léxico micénico e que se observasse, surpreendentemente, que nomes como os de Aquiles, de Heitor, de Antenor e doutros, já eram famosos na época micénica. Consequentemente, a hipótese de que nessa época já existia uma poesia épica foi tomando corpo e a dedução daí resultante é absolutamente óbvia: Homero teria elaborado as suas obras a partir desse núcleo épico original.

Pode resumir-se brevemente o contexto histórico em que apareceram os poemas homéricos da seguinte maneira: a civilização micénica, à qual pertenceram os aqueus, data do milénio II a. C. O período do auge dessa civilização corresponde a 1400-1200 a. C. Foi esta a época em que os reinos micénicos e respectivos palácios na Grécia continental e no Peloponeso, tinham alguns centros principais instalados em Micenas, Tebas e Pilos.

anúncio
Obra de Homero
Capa do livro Odisseia
Ano: -700
É esta a gloriosa história de Ulisses, do homem de mil façanhas e ardis, do herói que,- depois do cerco, tomada e incêndio de Tróia, cidade célebre da...

Capa do livro Ilíada
Ano: 0
A Ilíada é um poema épico grego que narra os acontecimentos ocorridos no período de pouco mais de 50 dias durante o décimo, e último, ano da Guerra de...


Links Relacionados
 
Artigos: Porque lemos literatura | O Ensaio na literatura | O primeiro texto da língua portuguesa 
© 2010 Ciberforma Informática. Todos os direitos reservados. Contacto | Política de privacidade | Mapa do Site
 
Utilizamos cookies para personalizar conteúdo e anúncios, fornecer funcionalidades de redes sociais e analisar o nosso tráfego. Também partilhamos informações acerca da sua utilização do site com os nossos parceiros de redes sociais, publicidade e análise. Saiba mais | Compreendi