Procurar livros:
    Procurar
Procurar livro na nossa biblioteca
 
 
Procurar autor
   
Procura por autor
 
marcador
  • Sem marcador definido
Marcador
 
 
 

Capítulo 2: A vida amorosa de Moll Flanders

Página 125
.. e se tinha descansado. Ofereceu-se-me então a oportunidade que desejava, pois, ao dar o recado, tagarelei com uma das criadas e soube todos os pormenores da sua doença, entre eles que se tratava de uma pleurisia, agravada com tosse e febre. A rapariga disse-me também quem mais se encontrava em casa e referiu-se ao estado da esposa do meu amigo, acerca da qual, a julgar pelas suas palavras, havia algumas esperanças de que recuperasse a razão. Quanto ao senhor, porém, os médicos afirmavam haver muito poucas esperanças; de manhã tinham julgado que estava moribundo e agora as melhoras eram tão poucas que receavam não sobrevivesse à noite seguinte.

As notícias entristeceram-me, como era natural, e comecei a prever o fim da minha prosperidade e a compreender que bem andara em ser poupada e em guardar alguma coisa enquanto ele vivera, pois agora não sabia o que ia ser a minha vida.

Preocupava-me muito, também, o facto de ter um filho, um belo rapaz de quase 5 anos, e nenhuma provisão para o seu futuro, pelo menos que eu soubesse. Regressei a casa com o coração triste e tristes pensamentos, a perguntar a mim mesma como iria viver e que seria do resto dos meus dias.

Podeis ter a certeza de que não descansei enquanto me não informei novamente do seu estado, mas, receosa de o fazer pessoalmente, mandei outras pessoas por mim, sob falsos pretextos, e ao fim de quinze dias soube que havia, finalmente, esperanças de que se salvasse, embora continuasse muito doente. Deixei de mandar saber dele e, passado algum tempo mais, constou na vizinhança que já se levantava e, pouco depois, que fora viajar.

Não tive dúvidas de que em breve receberia notícias suas e comecei a convencer-me de que tudo voltaria a ser como antes. Passou uma sema- na, passaram duas e, com muita surpresa e espanto meus, passaram quase dois meses sem saber nada dele, a não ser que, curado, fora para o campo para melhor convalescer do seu mal.

<< Página Anterior

pág. 125 (Capítulo 2)

Página Seguinte >>

Capa do livro A Vida Amorosa de Moll Flanders
Páginas: 359
Página atual: 125

 
   
 
   
Os capítulos deste livro:
Prefácio 1
A vida amorosa de Moll Flanders 7