Para o padre que baptizasse a criança, os padrinhos e o funcionário do cartório… 1 libra e 10 xelins.
Para um jantar de baptizado, se convidasse cinco amigos... 1 libra.
Para os seus honorários de par- teira e por ter evitado dificuldades com a paróquia… 1 libra, 3 xelins e 3 dinheiros.
Para os serviços da sua criada… 10 xelins.
Esta era a primeira modalidade; havia uma segunda e uma terceira modalidade com mais luxos.
Observei as três notas, sorri e disse-lhe achar as suas condições muito razoáveis, bem vistas as coisas, e não duvidar de que as suas acomodações fossem boas.
Redarguiu-me que as julgaria por mim mesma, quando as visse, e eu acrescentei lamentar dizer-lhe que teria de optar pela modalidade mais modesta.
- Talvez, por esse motivo, seja menos desejada... - insinuei.
- De maneira nenhuma, pois, enquanto tenho uma cliente da terceira modalidade, tenho duas da segunda e quatro da primeira e, em proporção, acabo por ganhar o mesmo. Mas, se duvida da qualidade dos cuidados que lhe dispensarei, permitirei que qualquer amiga sua vá verificar se é ou não bem tratada.
Explicou-me então certas particularidades da conta:
- Antes de mais nada, minha senhora, peço-lhes que repare que a primeira parcela é referente a três meses de estada e dieta, apenas a dez xelins por semana. Afirmo-lhe que não terá razão de queixa da minha mesa e suponho que não vive por menos onde agora se encontra?
- Pelo contrário - confessei -, pois pago seis xelins semanais pelo quarto e tenho de comprar a alimentação, que me custa muito mais que isso.
- Depois, minha senhora, se a criança não vier ou se for um nado-morto, como por vezes acontece, poupa-se a importância destinada ao padre; se não tiver amigos que a visitem, pode poupar também a despesa do jantar.