Procurar livros:
    Procurar
Procurar livro na nossa biblioteca
 
 
Procurar autor
   
Procura por autor
 
marcador
  • Sem marcador definido
Marcador
 
 
 

Capítulo 2: A vida amorosa de Moll Flanders

Página 195
Foi então que soubemos o que se passava, pela populaça que se juntou, e confesso que me senti sinceramente preocupada, agora por motivos diferentes. Pouco depois disse aos da casa estar convencida de que os três cavaleiros não eram as pessoas procuradas, pois reconhecera um deles, uma pessoa muito honesta e com boas propriedades no Lancashire.

O oficial de justiça que acompanhava o grupo perseguidor foi, acto contínuo, informado das minhas palavras e procurou-me para as ouvir da minha própria boca. Afirmei-lhe que vira chegar os três cavalheiros quando me encontrava à janela, que os vira depois assomar à janela do aposento onde tinham almoçado e, de novo, ao partirem a cavalo, e que podia garantir que reconhecera num deles um cavalheiro muito abastado e respeitado no Lancashire, de onde eu própria acabava de chegar.

A convicção com que o afirmei conteve a populaça e convenceu de tal maneira o oficial de justiça que este ordenou uma retirada imediata e disse aos seus homens não serem aqueles os indivíduos que procuravam, pois, segundo o tinham informado, eram cavalheiros muito honestos. E assim partiram todos. Eu ignorava, evidentemente, a verdade do caso, mas não restavam dúvidas de que as diligências tinham sido assaltadas em Dunstable Hill e roubadas quinhentas e sessenta libras em dinheiro. Além disso, alguns dos mercadores de rendas que costumam viajar por aquelas paragens foram igualmente roubados. Quanto ao papel dos três cavalheiros, será explicado mais adiante.

O incidente demorou-nos mais um dia, embora o meu marido fosse de opinião de que devíamos partir e me dissesse ser sempre mais seguro viajar a seguir a um roubo, pois assim havia a certeza de que, depois de alarmarem a região, os ladrões se haviam afastado muito.

<< Página Anterior

pág. 195 (Capítulo 2)

Página Seguinte >>

Capa do livro A Vida Amorosa de Moll Flanders
Páginas: 359
Página atual: 195

 
   
 
   
Os capítulos deste livro:
Prefácio 1
A vida amorosa de Moll Flanders 7