Procurar livros:
    Procurar
Procurar livro na nossa biblioteca
 
 
Procurar autor
   
Procura por autor
 
marcador
  • Sem marcador definido
Marcador
 
 
 

Capítulo 1: Capítulo 1

Página 23
Mas devia ser apenas uma questão de hábito, um jeito que apanhara, pois era jovem e vigoroso. Enquanto as mulheres estavam a preparar o pequeno-almoço, lavou-se e saiu.

Andou por todo o lado, olhando e examinando tudo com a maior atenção. Comparou o atual estado da quinta com aquilo que ela antes fora, pelo menos até onde conseguia lembrar-se, fazendo depois um cálculo mental do efeito das mudanças. Foi ver as galinhas e os patos, avaliando das condições em que estavam; observou o voo dos pombos-bravos, extremamente numerosos, que passavam no céu por cima de si; viu a macieira e as maçãs que, por demasiados altas, March não conseguira apanhar; reparou numa bomba de sucção que elas tinham tomado de empréstimo, presumivelmente para esvaziarem a grande cisterna de água doce situada junto ao lado norte da casa.

- Tudo isto está velho e gasto, mas não deixa de ser curioso - disse às raparigas ao sentar-se para tomar o pequeno-almoço.

Sempre que refletia em qualquer coisa, havia nos seus olhos um brilho simultaneamente inteligente e pueril. Não falou muito, mas comeu até fartar. March manteve o rosto de lado, os olhos desviados o tempo todo. E também ela, naquele princípio de manhã, não tinha clara consciência da presença dele, ainda que algo no brilho do cáqui que ele envergava lhe lembrasse o cintilante esplendor do raposo do seu sonho.

Durante o dia, as raparigas andaram por aqui e por ali, entregues às suas tarefas. Quanto a ele, de manhã dedicou-se à caça, tendo morto a tiro um coelho e um pato-bravo que voava alto, para os lados do bosque. Isto representava um apreciável contributo, dado a despensa estar mais que vazia. Deste modo, as raparigas acharam que já pagara a despesa feita.

<< Página Anterior

pág. 23 (Capítulo 1)

Página Seguinte >>

Capa do livro O Raposo
Páginas: 111
Página atual: 23

 
   
 
   
Os capítulos deste livro:
Capítulo 1 1