Procurar livros:
    Procurar
Procurar livro na nossa biblioteca
 
 
Procurar autor
   
Procura por autor
 
marcador
  • Sem marcador definido
Marcador
 
 
 

Capítulo 1: Capítulo 1

Página 12
E não vês também que estes esconderijos tão originais são escolhidos apenas em ocasiões vulgares; porque em todos os casos de objectos escondidos, esta maneira original de os esconder é sempre desde o início de supor e suposta; e, assim, a sua descoberta depende não da perspicácia dos investigadores mas unicamente do seu cuidado, paciência e teimosia; e quando o caso é importante (ou, o que vem dar ao mesmo aos olhos da polícia, quando a recompensa é grande), nunca se ouviu dizer que essas qualidades tivessem falhado. Compreenderás agora o que eu sugeria quando disse que, se a carta roubada tivesse sido escondida dentro dos limites do exame do prefeito, por outras palavras, se o princípio do seu esconderijo estivesse compreendido nos princípios do prefeito, não haveria dúvidas quanto à sua descoberta. Contudo, este funcionário foi completamente mistificado: e a fonte remota da sua derrota reside na suposição de que o ministro é louco porque tem fama como poeta. Todos os loucos são poetas; é isso que o prefeito sente; e é apenas culpado de non dístríbutío medii ao inferir que todos os poetas são loucos.

- Mas é mesmo este o poeta? - perguntei. - Sei que são dois irmãos; e ambos famosos nas letras. Parece-me que o ministro têm escrito sábios artigos sobre Cálculo Diferencial. E matemático e não poeta.

- Estás enganado. Conheço-o bem. É ambas as coisas. Como poeta e matemático teria raciocinado bem; como mero matemático não raciocinava nada e estaria assim à mercê do prefeito.

- Espantam-me essas tuas opiniões - disse eu -, que têm sido contrariadas pela voz corrente. Não queres com certeza reduzir a zero as ideias amadureci das ao longo dos séculos. A razão matemática é de há muito considerada a razão par excellence.

- «Il ya à parier - replicou Dupin, citando Chamfort - que toute idée publique, toute convention reçue, est une sottise, car elle a convenu au plus grand nombre

<< Página Anterior

pág. 12 (Capítulo 1)

Página Seguinte >>

Capa do livro A Carta Roubada
Páginas: 19
Página atual: 12

 
   
 
   
Os capítulos deste livro:
Capítulo 1 1