Procurar livros:
    Procurar
Procurar livro na nossa biblioteca
 
 
Procurar autor
   
Procura por autor
 
marcador
  • Sem marcador definido
Marcador
 
 
 

Capítulo 1: Capítulo 1

Página 17
Neste porta-cartas, que tinha uns três ou quatro compartimentos, . viam-se meia dúzia de cartões de visita e uma carta solitária. Esta estava muito amarrotada e suja. Tinha um grande rasgão quase no meio, que parecia feito de propósito, como se alguém tivesse tido ideia de a rasgar, porque sem valor, e, pensando melhor, mudasse de intenção. Tinha um grande selo negro com o sinete de D... muito em evidência e era dirigida ao próprio D... numa letra feminina muito pequena. Fora descuidadamente atirada, parecia até que com desdém, para o compartimento superior.

»Mal olhei para a cana convenci-me de que era aquela de que eu andava à procura. É claro que, aparentemente, era completamente diferente da que o prefeito nos descrevera tão minuciosamente. Nesta o selo era grande e negro com o sinete de D... ; na outra era pequeno e vermelho com as armas ducais da família S... Nesta, a direcção, com o nome do ministro, era escrita numa letra minúscula e feminina; na outra, dirigida a um personagem real, a letra era ousada e decidida; só as dimensões eram semelhantes. Mas as diferenças eram tão radicais que se tornavam excessivas; a porcaria, o rasgão, o papel amarrotado, eram tão inconsistentes com os hábitos metódicos de D... e tão sugestivos de um desígnio de enganar o visitante, mostrando-lhe um documento aparentemente sem valor, que tudo isto, juntamente com a hiperevidente situação do documento, à vista de todas as visitas, em perfeito acordo com as conclusões a que já chegara, tudo isto, dizia eu, confirmava fortemente as suspeitas de alguém que já vinha com intenção de suspeitar.

»Prolonguei a minha visita tanto quanto me foi possível e enquanto travava uma discussão animada com o ministro sobre um tópico que eu sabia nunca deixar de o interessar e excitar, toda a minha atenção se concentrava na carta. Durante este exame fixei na memória a sua aparência exterior e posição no porta-cartas; e acabei por descobrir uma coisa que aniquilou qualquer dúvida que ainda me pudesse restar.

<< Página Anterior

pág. 17 (Capítulo 1)

Página Seguinte >>

Capa do livro A Carta Roubada
Páginas: 19
Página atual: 17

 
   
 
   
Os capítulos deste livro:
Capítulo 1 1