Procurar livros:
    Procurar
Procurar livro na nossa biblioteca
 
 
Procurar autor
   
Procura por autor
 
marcador
  • Sem marcador definido
Marcador
 
 
 

Capítulo 1: A queda da casa de Usher

Página 18
Reconheci-os imediatamente como pertencendo a Usher. Logo a seguir bateu debilmente à minha porta e entrou, com uma lanterna na mão. A sua fisionomia apresentava, como habitualmente, uma palidez cadavérica: porém, havia além disso uma espécie de louca hilaridade, uma histeria contida em toda a sua atitude. O seu aspecto assustou-me; mas tudo era preferível à solidão que durante unto tempo suportara, e acolhi mesmo a sua presença com alívio.

- Não viu aquilo? - perguntou abruptamente, depois de me ter fitado em silêncio por momentos. - Então não viu aquilo?... Mas espere, que há-de ver!

Assim falando e tendo cuidadosamente baixado a luz da lanterna, dirigiu-se precipitadamente a uma das janelas e abriu-a de par em par à tempestade,

A impetuosa violência da rajada que invadiu o quarto quase nos ergueu do chão. Estava efectivamente uma noite tempestuosa, mas ao mesmo tempo extraordinariamente bela, estranhamente singular no seu horror e na sua beleza. Aparentemente tinha-se formado um turbilhão ali perto, visto que se registavam frequentes e violentas alterações na direcção do vento; e a extrema densidade das nuvens (que pairavam tão baixas que quase pesavam sobre os torreões da casa) não obstava a que nos apercebêssemos da fulgurante velocidade com que corriam umas contra as outras, sem se perderem na distância. Disse que a sua extrema densidade não obstava a que nos apercebêssemos disto; contudo, não vislumbrávamos a Lua nem qualquer estrela, e tão-pouco se viam os clarões dos relâmpagos. Mas a base dessas enormes massas de vapor agitado, bem como todos os objectos terrestres na nossa proximidade imediata, brilhavam na luz sobrenatural de uma emanação gasosa debilmente luminosa e distintamente visível que pairava sobre a casa como uma mortalha.

<< Página Anterior

pág. 18 (Capítulo 1)

Página Seguinte >>

Capa do livro A Queda da Casa de Usher
Páginas: 23
Página atual: 18

 
   
 
   
Os capítulos deste livro:
A queda da casa de Usher 1