Procurar livros:
    Procurar
Procurar livro na nossa biblioteca
 
 
Procurar autor
   
Procura por autor
 
marcador
  • Sem marcador definido
Marcador
 
 
 

Capítulo 1: A queda da casa de Usher

Página 21

Oprimido como indubitavelmente estava, após a ocorrência desta segunda e por demais extraordinária coincidência, por mil sensações contraditórias, entre as quais predominavam o espanto e um extremo terror, mantive no entanto a presença de espírito bastante para me coibir de excitar, com qualquer observação, o sensível estado de nervos do meu companheiro. Não estava de modo algum seguro de que ele tivesse dado pelos sons em questão, conquanto fosse certo que uma estranha modificação se operara, no decurso dos últimos minutos, na sua atitude. Da posição em que anteriormente se encontrava, de frente para mim, rodara a pouco e pouco a cadeira até ficar voltado para a porta do aposento; assim, só lhe conseguia ver parcialmente o rosto, embora reparasse que os lábios se agitavam como se murmurasse qualquer coisa inaudível. Deixara a cabeça tombar sobre o peito - mas eu sabia que não dormia, pela intensa e rígida maneira como mantinha os olhos abertos que lhe detectei ao lobrigar-lhe o perfil. Também o movimento do seu corpo punha de parte essa possibilidade, pois balançava-se para um e outro lado numa oscilação ligeira mas constante e uniforme. Apercebendo-me rapidamente de tudo isto, retomei a narrativa de Sir Launcelot, que prosseguia assim:

«E então o campeão, tendo escapado à terrível fúria do dragão, ao recordar-se do escudo de bronze e do quebrar do encantamento sob o qual se encontrava, afastou a carcaça do caminho e avançou corajosamente pelo pavimento de prata do castelo até ao local onde o escudo se encontrava suspenso, o qual, na verdade, não aguardou que ele o alcançasse, mas antes lhe caiu aos pés no chão de prata, com um enorme e tremendo retinir.»

Mal os meus lábios tinham pronunciado estas sílabas quando - como se um escudo de bronze tivesse realmente nessa ocasião caído pesadamente num chão de prata - me apercebi de um eco distinto, cavo, metálico e clangoroso, embora aparentemente amortecido.

<< Página Anterior

pág. 21 (Capítulo 1)

Página Seguinte >>

Capa do livro A Queda da Casa de Usher
Páginas: 23
Página atual: 21

 
   
 
   
Os capítulos deste livro:
A queda da casa de Usher 1