Procurar livros:
    Procurar
Procurar livro na nossa biblioteca
 
 
Procurar autor
   
Procura por autor
 
marcador
  • Sem marcador definido
Marcador
 
 
 

Capítulo 1: A verdade no caso do Sr. Valdemar

Página 4
Independentemente da 'tuberculose, suspeitava-se que o doente sofria de um aneurisma da aorta; mas aqui os sintomas ósseos tornavam impossível um diagnóstico exacto. Na opinião de ambos os médicos, o Sr. Valdemar devia morrer por volta da meia-noite do dia seguinte (domingo). Eram então sete horas da tarde de sábado.

Ao saírem de junto da cabeceira do inválido para falarem comigo, os Drs. F... e D... despediram-se dele. Não tencionavam regressar; mas a meu pedido acederam a visitar o paciente às dez horas da noite seguinte.

Depois de terem saído, falei livremente com o Sr. Valdemar sobre a dissolução que se aproximava, assim como, mais pormenorizadamente, sobre a experiência que me propunha realizar. Continuava a declarar-se disposto e até ansioso por tentá-la e suplicou-me que começasse imediatamente. Tratavam dele um enfermeiro e uma enfermeira; mas não me sentia suficientemente à vontade para empreender uma tarefa de tal importância sem outras testemunhas de maior confiança que esta gente, não fosse vir a dar-se um acidente imprevisto. Adiei assim as operações para as oito horas da noite seguinte, altura em que chegou um estudante de medicina meu conhecido (o Sr. Theodore L-1), que aliviou as minhas preocupações. A minha intenção, originalmente, era esperar que os médicos chegassem, mas fui levado a começar, primeiro pelas súplicas prementes do Sr. Valdemar e, segundo, porque estava convencido de que não tinha tempo a perder, na medida em que era evidente o rápido declínio do doente.

O Sr. L-1 teve a gentileza de aceder ao meu desejo de tomar notas de tudo o que acontecesse; e é a partir do seus apontamentos que aquilo que tenho a relatar foi ou resumido ou copiado verbatim.

Deviam faltar uns cinco minutos para as oito quando, tomando a mão do Sr.

<< Página Anterior

pág. 4 (Capítulo 1)

Página Seguinte >>

Capa do livro A Verdade no Caso do Sr. Valdemar
Páginas: 11
Página atual: 4

 
   
 
   
Os capítulos deste livro:
A verdade no caso do Sr. Valdemar 1