Procurar livros:
    Procurar
Procurar livro na nossa biblioteca
 
 
Procurar autor
   
Procura por autor
 
marcador
  • Sem marcador definido
Marcador
 
 
 

Capítulo 1: William Wilson

Página 13
Não consigo descrever melhor a sensação que me oprimiu do que dizendo que me foi difícil rejeitar a crença de que tivesse conhecido o ser que tinha diante de mim, numa época muito remota, em qualquer ponto do passado, mesmo que infinitamente longínquo. Porém, a ilusão dissipou-se tão rapidamente como surgira; e, se a refiro, é apenas para definir o dia da última conversa que ali tive com o meu homónimo.

A velha e imensa casa, com as suas inúmeras subdivisões, possuía muitos quartos amplos que comunicavam entre si, onde dormia a maior parte dos alunos. Havia porém (como devia forçosamente acontecer num edifício de tão insólita traça) muitos pequenos recantos ou recessos, os espaços excedentes e extremos da construção, que o engenho económico do Dr. Bransby tinha igualmente equipado como dormitórios, embora, não passando de simples cubículos, apenas pudessem comportar uma pessoa. Wilson ocupava um destes pequenos compartimentos.

Uma noite, perto do final do meu quinto ano na escola, e imediatamente após a referida altercação, verificando que todos estavam mergulhados no sono, levantei-me da cama e, de lanterna na mão, avancei furtivamente, ao longo de uma série de estreitas passagens, do meu quarto até ao do meu rival. Havia muito que planeava um desses perversos golpes de astúcia sobre ele, nos quais até então tinha invariavelmente fracassado. Agora tencionava pôr em prática o esquema que concebera e resolvi fazê-lo sentir toda a violência da maldade que albergava no meu seio. Chegado ao seu cubículo, entrei sem fazer ruído, deixando a lanterna com um quebra-luz colocado, no exterior. Avancei um passo e escutei a sua respiração tranquila. Certificando-me de que dormia, voltei atrás, peguei na lanterna e, com ela na mão, aproximei-me novamente da cama.

<< Página Anterior

pág. 13 (Capítulo 1)

Página Seguinte >>

Capa do livro William Wilson
Páginas: 27
Página atual: 13

 
   
 
   
Os capítulos deste livro:
William Wilson 1