Procurar livros:
    Procurar
Procurar livro na nossa biblioteca
 
 
Procurar autor
   
Procura por autor
 
marcador
  • Sem marcador definido
Marcador
 
 
 

Capítulo 1: William Wilson

Página 16

Sob a louca excitação do vinho, a inesperada interrupção causou-me mais prazer do que surpresa. Avancei imediatamente, a cambalear, e em poucos passos atingi o vestíbulo. Nesta divisão baixa e acanhada não havia qualquer luz suspensa do tecto; e naquele momento não penetrava luz alguma que não fosse a da debilíssima alva, que se filtrava pela janela semicircular. Ao cruzar o limiar da porta, apercebi-me da silhueta de um jovem de estatura próxima da minha e envergando um roupão de caxemira branca, com o mesmo corte moderno do que eu trajava nesse momento. Isso pude eu distinguir sob a ténue iluminação; não consegui, porém, discernir os seus traços fisionómicos. Assim que entrei, ele dirigiu-se" rapidamente ao meu encontro e, tomando-me o braço com um gesto de petulante impaciência, sussurrou-me ao ouvido estas palavras:

- William Wilson!

Recuperei instantaneamente a sobriedade.

Havia nos modos do estranho, bem como na vacilação trémula do dedo que erguia entre os meus olhos e a luz, qualquer coisa que me encheu de indefinível espanto; mas não fora isso o que tão violentamente me perturbara. Fora sim, o impacte da solene admoestação feita naquela pronúncia singular, grave e sussurrante; e, acima de tudo, fora o carácter, o tom, o timbre daquelas escassas sílabas, simples, familiares e contudo sussurradas, que viera, juntamente com mil reminiscências de tempos passados, ferir-me a alma como um choque de bateria galvânica. Antes que pudesse recobrar o uso dos sentidos, já ele partira.

Conquanto este acontecimento não tenha deixado de produzir um vivo efeito na minha desordenada imaginação foi tão forte como evanescente. De facto, durante semanas, mergulhei numa séria investigação, quando não me achei envolvido numa nuvem de mórbida especulação.

<< Página Anterior

pág. 16 (Capítulo 1)

Página Seguinte >>

Capa do livro William Wilson
Páginas: 27
Página atual: 16

 
   
 
   
Os capítulos deste livro:
William Wilson 1