Procurar livros:
    Procurar
Procurar livro na nossa biblioteca
 
 
Procurar autor
   
Procura por autor
 
marcador
  • Sem marcador definido
Marcador
 
 
 

Capítulo 4: Capítulo IV

Página 60
Capítulo IV

No domingo de manhã, enquanto os sinos da igreja repicavam nas povoações costeiras, toda a gente voltou à casa de Gatsby para, com os seus hilariantes folguedos, abrilhantarem o seu relvado.

- Ele é um contrabandista de bebidas alcoólicas - diziam as senhorinhas, passeando-se por entre os cocktails e as flores de Gatsby. - Um dia matou um homem que descobrira que ele era sobrinho de Von Hindenburg e primo em segundo grau do diabo. Traz-me uma rosa, querido, e deita-me aqui só mais uma gota neste copo de cristal.

Um dia deu-me para anotar, nos espaços em branco de uni horário, os nomes das pessoas que nesse Verão apareceram em casa de Gatsby. É hoje um horário velho, que se desfaz ao ser folheado, e que diz no cabeçalho «Este horário entra em vigor a 5 de Julho de 1922». Mas ainda consigo ler nele os nomes meio apagados e estou convencido de que ele, só por si, vos dará uma ideia mais precisado que as minhas generalidades a respeito dos que aceitaram a hospitalidade de Gatsby e lhe pagaram o subtil tributo de ficarem a não saber nada de nada acerca dele.

Assim, de East Egg, vieram os Chester Beckers e os Leeches, e um tipo chamado Bunsen, que eu conhecia de Yale, e o doutor Webster Civet, que no Verão passado se afogou no Maine.

E os Hornbeams e os Willie Voltaires e todo um clã dos chamados Blackbuck que se juntavam sempre a um canto e levantavam as ventas como cabras, à aproximação de quem quer que fosse. E os Ismays e os Chrysties (melhor dizendo, Hubert Auerbach e a mulher do senhor Chrystie) e Edgar Beaver, cujo cabelo, ao que dizem, ficou branco como o algodão, sem mais nem porquê, numa tarde de Inverno.

Tanto quanto me lembro, Clarence Endive era de East Egg. Da única vez que veio, de bermudas brancas, teve uma discussão no jardim com um vadio chamado Etty.

<< Página Anterior

pág. 60 (Capítulo 4)

Página Seguinte >>

Capa do livro O Grande Gatsby
Páginas: 173
Página atual: 60

 
   
 
   
Os capítulos deste livro:
Capítulo I 1
Capítulo II 23
Capítulo III 39
Capítulo IV 60
Capítulo V 80
Capítulo VI 95
Capítulo VII 109
Capítulo VIII 140
Capítulo IX 156