Procurar livros:
    Procurar
Procurar livro na nossa biblioteca
 
 
Procurar autor
   
Procura por autor
 
marcador
  • Sem marcador definido
Marcador
 
 
 

Capítulo 3: Aos trinta anos

Página 101
todo na sua forma vaga; não é ele uma espécie de vapor intelectual?

- Desejo - disse a dona da casa, tomando-lhe o braço - apresentá-lo a uma senhora que tem o maior empenho em conhecê-lo pelo que tem ouvido a seu respeito.

E conduziu-o a um salão contíguo, onde lhe designou, com um gesto, um sorriso e um olhar verdadeiramente parisienses, uma senhora sentada perto da lareira.

- Quem é? - perguntou vivamente o conde de Vandenesse.

- Uma mulher a quem, com certeza, já se referiu por mais de uma vez para elogiar ou para dizer mal, uma mulher que vive na solidão, um verdadeiro mistério.

- Se já foi clemente alguma vez na sua vida, por piedade, diga-me seu nome!

- A marquesa d’Aiglemont.

- Vou tomar lições com ela; soube fazer de um marido bem medíocre um par de França, de um homem nulo uma capacidade política. Mas, diga-me, acredita que lorde Grenville tenha morrido por sua causa, como julgaram algumas senhoras?

- Talvez. Depois dessa aventura, falsa ou verdadeira, a pobre senhora está bem mudada. Não tornou a freqüentar a sociedade. E é alguma coisa, em Paris, uma constância de quatro anos. Se a vê aqui... - A senhora Firmiani calou-se; depois acrescentou com astúcia: - Esquecia-me de que devo calar-me. Vá conversar com ela.

Carlos permaneceu durante um momento imóvel, encostado à ombreira da porta, e muito ocupado a examinar uma mulher que se tornara célebre, sem que pessoa alguma pudesse apresentar motivos sobre os quais se baseava sua fama. A sociedade oferece muitas dessas curiosas anomalias. A reputação da marquesa d’Aiglemont não era certamente mais extraordinária que a de certos homens, trabalhando sempre numa obra desconhecida: estatísticos considerados hábeis à fé de cálculos que nunca publicaram; políticos

<< Página Anterior

pág. 101 (Capítulo 3)

Página Seguinte >>

Capa do livro A Mulher de Trinta Anos
Páginas: 205
Página atual: 101

 
   
 
   
Os capítulos deste livro:
Primeiros erros 1
Sofrimentos desconhecidos 75
Aos trinta anos 98
O dedo de Deus 123
Os dois encontros 138
A velhice de uma mãe culpada 190