Procurar livros:
    Procurar
Procurar livro na nossa biblioteca
 
 
Procurar autor
   
Procura por autor
 
marcador
  • Sem marcador definido
Marcador
 
 
 

Capítulo 1: O PAI GORIOT

Página 62

- Mais do que pensa - disse em voz baixa Eugène.

- Como? - disse ela de repente.

- Mas - retomou o estudante - acabei de ver sair de sua casa um senhor com quem vivo porta com porta na mesma pensão, o pai Goriot. - Ao ouvir este nome de pai, o conde, que atiçava o lume, deitou as pinças para o fogo, como se lhe tivessem queimado as mãos e levantou-se.

- Senhor, teria pelo menos podido dizer senhor Goriot! - gritou.

A condessa primeiro empalideceu ao ver a impaciência do marido, depois corou e ficou evidentemente envergonhada e respondeu com uma voz que quis tornar natural e com um ar de falso desprendimento:

- É impossível conhecer alguém de quem possamos gostar mais... - interrompeu-se, olhou para o piano, como se despertasse nela alguma fantasia, e disse:

- Gosta de música, senhor?

- Muito - respondeu Eugène que tinha ficado muito corado e estupefacto com a ideia confusa que tinha de ter cometido algum erro estúpido.

- Canta? - disse ela, indo até ao piano onde atacou com violência as teclas, tocando-as de cima a baixo. Rrrrah!

- Não, minha senhora.

O conde de Restaud andava de um lado para o outro.

- É pena, está desprovido de um grande meio de alcançar sucesso. - Ca-a-ro, ca-a-ro, ca-a-a-a-ro, non du-bi-ta-re - cantou a condessa.

Ao pronunciar o nome do pai Goriot, Eugène tinha dado um toque de varinha mágica, mas cujo efeito tinha sido o contrário daquele que tinham provocado as seguintes palavras: parente da senhora de Beauséant. Encontrava-se na situação de um homem introduzido por favor na casa de um amador de curiosidades e que, tocando sem querer numa estante cheia de figuras esculpidas, faz cair três ou quatro cabeças mal coladas. Queria atirar-se num precipício.

<< Página Anterior

pág. 62 (Capítulo 1)

Página Seguinte >>

Capa do livro O Pai Goriot
Páginas: 279
Página atual: 62

 
   
 
   
Os capítulos deste livro:
O PAI GORIOT 1