Procurar livros:
    Procurar
Procurar livro na nossa biblioteca
 
 
Procurar autor
   
Procura por autor
 
marcador
  • Sem marcador definido
Marcador
 
 
 

Capítulo 4: II

Página 50
O motivo pelo qual o senhor se interessa tanto por nós, por mim e por ele, é que ultrapassa a minha compreensão.»

O capitão Giles ficou em silêncio durante cerca de um minuto. Depois disse, com uma expressão grave:

«A verdade é que ele não é mau despenseiro. Em qualquer caso, é capaz de arranjar um bom cozinheiro. E mais ainda: é também capaz de o conservar no serviço depois de o ter arranjado. Lembro-me ainda muito bem dos cozinheiros que por cá havia antes de ele cá estar...»

Eu devo ter deixado escapar algum gesto de impaciência, porque o capitão interrompeu-se, pedindo-me desculpa por me estar a fazer dar à língua, quando eu precisava de todo o tempo livre que me restava para preparar as minhas coisas para a partida.

Mas aquilo de que eu realmente precisava era de ficar sozinho por uns momentos. Assim, peguei na oportunidade que ele me oferecia, a toda a pressa. O meu quarto constituía um tranquilo refúgio numa ala evidentemente desabitada do edifício. Como não tinha absolutamente nada que fazer (já que não chegara a desfazer as malas), sentei-me na cama e entreguei-me às influências do momento. Inesperadas influências...

Em primeiro lugar, surpreendia-me o meu estado de espírito. Surpreendia-me não me sentir mais surpreendido com o que se passara. Como era possível? Ali estava eu, dotado de um lugar de comando, num abrir e fechar de olhos de modo que não se encontrava nada em harmonia com o curso normal das coisas humanas, como se por efeito, pelo contrário, de um passe de artes mágicas. Por isso devia estar louco de espanto. Mas não estava. Sentia-me bastante na situação das pessoas que entram nos contos de fadas Nada as admira. Quando lhe aparece uma carruagem de gala, completamente equipada, feita de uma abóbora, para a conduzir ao baile, a Gata Borralheira não solta a mais pequena exclamação de surpresa.

<< Página Anterior

pág. 50 (Capítulo 4)

Página Seguinte >>

Capa do livro A Linha de Sombra
Páginas: 155
Página atual: 50

 
   
 
   
Os capítulos deste livro:
Nota do autor 1
I 6
II 42
II 43
III 64
IV 90
V 106
VI 129